-
Arquitetos: zigzag architecture
- Área: 43000 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Julien Lanoo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um Lugar de Trocas
Ponto de partida para o desenvolvimento do grupo EDHEC, o novo campus oferece um novo centro na metrópole Lille. Dedicado à educação e à pesquisa, é aberto em um ambiente econômico e social em parceria com empresas. Todos os ingredientes para uma universidade dinâmica estão reunidos: um centro educacional, um centro de administração/pesquisa/associação, um centro de refeições, um centro de acomodações e um centro de esportes.
A instalação dos novos edifícios sobre a área de estacionamentos existente garante a manutenção do bosque. Os edifícios apresentados são reabilitados. Entre eles, a casa J. Greber e o edifício IBM J.P. Buffi mostram um interesse arquitetônico.
Os novos objetos são caracterizados por formas geométricas simples. Seu destino e situação são apresentados com um tratamento diferente das fachadas. Suas posições são sempre definidas por um elemento da área: o restaurante está ao redor de uma gigantesca árvore, o centro educacional em contraponto ao edifício IBM.
Os espaços de trabalho são funcionais e respondem ao conforto esperado para os usuários.
Serviços inovadores são propostos: plataforma de ensino online, laboratórios de pesquisa, incubadora...
Mas a característica específica do campus é a habilidade de "oferecer mais". A distensão dos espaços de distribuição amplia a oferta de espaço. As áreas de movimento livre se tornam espaços de trabalho ou lugares de troca independentes. Estes espaços recebem associações, empresas e instituições quando eventos pontuais acontecem no calendário do campus. A abertura do campus à cidade permite uma maneira mais informal de trocas. O anfiteatro e o restaurante estão disponíveis para os moradores da cidades. O centro esportivo é aberto às instituições dos bairros. O parque proporciona um lugar para caminhadas aberto a todos.
Os centros educacional e esportivo alcançam o padrão HQE. Uma área reservada entre a acomodação e o refeitório permite uma futura expansão do campus. O projeto atual de 43000 m² recebe cerca de 4000 estudantes.