O escrtório sul-africano Boogertman + Partners venceu recentemente uma competição para projetar um novo centro educacional para a Karura Forest Environmental Education Trust na Reserva Florestal de Karura, Quênia. O centro será cercado por um denso conjunto de copas de árvores e contará com um Centro de Treinamento para Professores, um Centro Internacional para Pesquisa Agro-florestais e a Sede do Programa Ambiental das Nações Unidas.
Localizado na parte norte do condado de Nairobi, delimitando as áreas residenciais de Muthaiga, Gigiri and Runda, o centro busca ensinar sobre a diversidade de plantas, aves, insetos e mamíferos encontrados na paisagem de Karura.
A floresta, descrita pelos arquitetis como "um pulmão verde para a cidade poluida" de Nairobo, é também uma "bacia hidrográfica composta por vários rios e apresenta um potencial recreacional e educacional único para os habitantes de Nairobi desfrutarem, compreenderem e permanecerem em contato com sua herança natural." A floresta conta com cachoeiras de 20 metros de altura, cavernas, pântanos e lagos.
A proposta para o local é "um centro educacional de nível mundial com foco na sustentabilidade ambiental na região, com ênfase nos jovens." Buscando "mudar as atitudes em relação à gestão e conservação do meio ambiente, em particular as florestas, e o uso de recursos naturais através do programa educacional", o centro pretende "sensibilizar e educar as pessoas sobre as questões ambientais de agora e do futuro."
O projeto de Boogertmanincorpora um estreito engajamento com o uso sustentável dos recursos naturais. A proposta visa tornar o centro o mais auto suficiente possível em relação à apropriação dos recursos oferecidos pela natureza, como a água e a anergia. O projeto também apresenta:
- um foyer que também é um espaço para exposições permanentes sobre a Floresta de Karura.
- áreas de exposições temporárias nas circulações e varandas
- uma "biblioteca digital" para expor e disponibilizar as mais recentes publicações a de todas as partes do mundo
- um auditório capaz de acomodar 200 pessoas - um local para apresentações e debates
- pequenas salas de conferência para até 20 pessoas
- uma cafeteria e uma loja de suvenirs
Além do edifício, o paisagismo inclui um anfiteatro externo para "discussões e apresentações em meio à exuberante vegetação,a o canto dos pássaros e ao ar freco da floresta."
Competição
Karura Forest Environmental Education TrustPremio
Primeiro LugarProjeto
Karura Forest Environmental Education Centre (KFEEC)Arquitetos
Localização
Karura, QuêniaAno do projeto
2014Fotografias
Courtesy of Boogertman + Partners