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Arquitetos: AVA Architects
- Área: 0 m²
- Ano: 2011
1. Localização e contexto
O terreno de intervenção se localiza em um contexto urbano específico. A área do entorno é caracterizada por estruturas distintas em termos de volumetria, tipologia e morfologia. A oeste, num nível mais baixo, há estruturas urbanas consolidadas com vistas panorâmicas para o mar. A área remanescente é composta por residências unifamiliares de dois pavimentos construídas no século XX. O edifício da escola existente ocupa uma área de aproximadamente 5 268.00 m². No lado leste o terreno é delimitado pela Rua da Escola, que conecta o serviço e a área de acesso.
2. Implantação
O desenho espacial e arquitetônico da nova Escola Central leva em consideração não apenas os limites da área disponível, mas também as necessidades do programa. Também foi considerada a topografia do terreno, a orientação solar, os acessos e conexões com o entorno, a conexão entre as áreas internas e externas e, ainda, a ligação funcional com o edifício preexistente.
3. Programa
Buscamos formalizar e materializar o programa através de uma arquitetura capaz de se dissolver em seu próprio espaço, capaz de não ser mais percebida como um edifício, reforçando a identidade da edificação existente. A expansão consiste em um edifício com uma "arquitetura simples", híbrida no modo como se relaciona. À primeira vista sugere a ideia de uma massa que ocupa o perímetro do terreno e visa desaparecer. Esta ilusão é o resultado da elvoltória de vidro que reflete as árvores e arbustos que circundam o terreno. Intencionalmente, procuramos iludir a presença física de sua condição enquanto "massa" que preenche ocupa o solo. Os espaços do térreo são organizados em função de um pátio interno que estabelece conexões visuais entre o entorno e os limites do terreno.
4. Organização
Propusemos a idealização de uma escola que apresenta diferentes espaços e ambientes, dispostos de acordo com diferentes níveis de educação (pré-escola e escola primária), embora estes ainda se relacionem através de espaços comuns. A organização da estrutura de ensino é feita em função de diferentes espaços internos e externos e em como estes se relacionam.
Procuramos construir um cenário específico para a nova realidade da escola através da organização funcional e programática e seguindo uma linguagem clara.