- Ano: 2012
-
Fotografias:Nico Saieh
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Tunquen, localizada a 160 Km da cidade de Santiago se encontra na primeira linha na borda de um penhasco à beira do Pacífico com mais de 50 m acima do nível do mar.
A casa está pousada em frente ao mar de forma contemplativa e respeitosa, sendo um marco em relação à natureza e o entorno.
É definida por um único volume de concreto branco que está dividido em três áreas, a principal onde está localizado a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha, deixando em um dos extremos o dormitório principal e seus serviços. No outro extremo estão os quartos das crianças e quarto de hóspedes. Desta forma a casa pode estabelecer duas escadas de circulação, a primeira quando estão apenas os proprietários ou a segunda, quando estão com as crianças ou convidados.
Entre as condições climáticas da zona é predominante um poderoso vento sul, o que condicionou a forma de enfrentar o projeto: anexo à área de estar, foi definido um pátio que têm múltiplas funções, entre elas a mais importante de poder estar no exterior mas protegido do vento, e em conexão com a vista deslumbrante e o interior da casa. Este pátio serve de acesso, área de estar externa e horta.
A estrutura da casa se conforma por um "colchete" de concreto armado que junto com a chaminé e as paredes dos pátios externos, dão forma ao volume projetado. A cobertura é na base de vigas e lâminas de madeira, conferindo textura e maior altura aos espaços.