-
Arquitetos: IDOM
- Área: 11440 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Aitor Ortiz
O edifício, localizado no Parque Científico da Universidade do País Basco, próximo ao campus da Universidade de Leioa, constitui a principal conexão entre dois mundos. Ele procura ser um ponto de encontro entre a academia e a indústria.
O térreo abriga a recepção principal, salas de reunião e salas multiuso que servem de apoio ao ambiente acadêmico e corporativo.
O desejo de unir duas realidades é enfatizado através da transparência da "cortina" no térreo, que oferece uma visão para todo o campus e parque científico, desenvolvendo o conceito de abertura e comunicação. Por outro lado, o térreo se divide em dois corpos separados por uma passagem, fortalecendo ainda mais estes conceitos.
Os pavimentos superiores recebem tanto escritórios quanto laboratórios. Espaços abertos foram concebidos sem nenhum elemento interno, e a abertura vertical considera as necessidades da prática nos laboratórios. Uma janela percorre toda a extensão da fachada, iluminando os espaços internos. Grandes conduítes verticais foram projetatos para receber as instalações do edifício, facilitando a reorganização dos espaços de acordo com a chegada de mais companhias.
Um fator desconhecido em termos de número, tipo e natureza das companhias que ocuparão o edifício se reflete na fachada dos pavimentos superiores, formando um volume abstrato que, por outro lado, fortalece os conceitos aplicados no térreo. As fachadas principais ao norte a sul são compostas por uma pele dupla - internamente uma cortina e externamente uma pele metálica. A pele de metal assume as finções de proteção solar e controle visual. O resultado é um edifício muito iluminado em seu interior.
Projetamos um núcleo central de circulação vertical, banheiros e instalações que muda de área em função do espaço ocupado pelas companhias em cada pavimento.
A cobertura recebe uma plataforma de instalações elevada um metro do chão, o que permite sua manutenção e reparos sem aftar as tarefas das companhias instaladas no último pavimento. Esta plataforma se conecta diretamente aos dutos de instalações e conduítes que percorrem todo o edifício.
Abaixo do nível do térreo há dois pavimentos dedicados ao estacionamento e outras instalações de apoio ao Parque Científico.