-
Arquitetos: Jaanus Orgusaar
- Área: 22 m²
- Ano: 2010
Descrição enviada pela equipe de projeto. NOA é uma habitação sustentável facilmente montável, adaptável a uma variedade de paisagens e ambientes. A vantagem é que é possível sempre adicionar um módulo para estender a habitação passo a passo.
É uma invenção de Jaanus Orgusaar, um designer-inventor da Estônia. Ele construiu o primeiro para sua própria família, e planeja adicionar mais dois módulos. Um módulo possui 25 m².
A pequena casa foi criada da necessidade de uma habitação prática, sustentável e econômica que pudesse ser facilmente montada, formada por elementos idênticos. O elemento de base é um losango específico. A base para a estrutura é o dodecaedro rômbico, que pode ser usado para formar espaços tridimensionais. Pode ser empilhado para preencher o espaço de uma forma semelhante à que hexágonos preenchem um plano. Alguns minerais, como a granada, formam um padrão de cristal em dodecaedros rômbicos; e abelhas usam sua geometria para formar colmeias a partir de um mosaico de células, onde cada uma é um prisma hexagonal fechado por metade de um dodecaedro rômbico. Ele também aparece nas células unitárias de diamantes.
Enquanto procurava pela estrutura perfeita que preencheria o espaço sem vazios, Jaanus escolheu esta forma única por sua estabilidade em três apoios, rigidez, por distribuir a tensão uniformemente e por oferecer uma sinergia na apreensão do espaço, atribuindo quase um sentido sagrado a seu espaço esférico.
Jaanus é um inventor mergulhando nas bases da geometria. Muitas de suas criações, começando com calçados e moda, design de produto e agora arquitetura, inspiram-se na geometria, nos cinco sólidos platônicos e suas relações.
O edifício possui três apoios, sem precisar de uma fundação no solo, sendo assim mais resistente ao frio do que uma habitação comum. A casa não possui ângulos agudos, dando a impressão de um espaço esférico. A planta da casa é um hexágono, paredes e cobertura formadas de losangos idênticos, sendo assim fácil de continuar a estrutura no espaço ao adicionar o módulo seguinte. Este tipo de estrutura é simples e econômica, mas resistente, oferecendo uma experiência espacial incrível, quase atemporal, sagrada.
A pequena estrutura está atualmente sendo usada como uma casa de veraneio para a família do designer, o interior continua sem interrupções até o terraço, que é usado como área de jantar. A casa está situada à beira de uma floresta, nas proximidades de um antigo pinheiro de 200 anos, portanto convidados da floresta, como corujas e esquilos, são comuns.
Os materiais utilizados são todos sustentáveis, construção em madeira, piso e revestimento externo, até o telhado é coberto por painéis térmicos. As paredes são cobertas com pasta calcária e pintadas. As placas das paredes externas são embebidas em óxido de ferro para fazer com que a casa cinza se misture à natureza circundante de forma quase imperceptível. As janelas circulares emolduram a vista para o espaço aberto de campos intermináveis. No escuro, as janelas refletem o espaço criando uma ilusão amplitude. Noa amplia o conceito de espaço, oferecendo uma experiência diferente.