A fértil região de Anqiu, na província de Shangdong, China, é conhecida localmente como a terra do "cultivo, colinas e riachos." Assim, o projeto do estúdio Little Diversified Architectural Consulting’s (LITTLE) para o novo campus cultural de Anqiu se baseou nestes mesmos elementos.
O campus contará com cinco edifícios erguidos sobre uma base: uma centro cidadão multi-funcional, um edifício de 10.000m² para artes performáticas, uma biblioteca pública central, e dois museus dedicados à história e ao desenvolviemento urbano de Anqiu. Cada um desses edifícios será revestido por painéis de pedra local, transformando-os em afloramentos rochosos que referenciam as colinas locais.
A paisagem rural de Anqiu, semelhante a uma colcha de retalhos, será representada pelo revestimento cerâmico e pela pavimentação dos pavilhões do campus. Os passeios cobertos - elementos de circulação - homenageiam os diversos riachos da região.
Ao passo que o campus deve representar uma paisagem singular e coesa, os edifícios do campus guardam uma certo sentido de individualidade. Um revestimento em zinco é empregado para destacar as portas e janelas de cada um dos edifícios, já os interiores recebem este mesmo material em cores diferentes.
O Centro Cultural de Anqiu venceu o AIA awards tanto na Carolina do Norte quanto na Flórida. O complexo servirá não apenas como um destino para a população, mas agirá como um limiar entre a cidade e a Montanha Qingyun, no Parque Nacional.
Arquitetos
Localização
Anqiu, Weifang, Shandong, ChinaArquitetos responsáveis
Tomas Elaesion, Ashley SpinksEquipe de projeto
Bo SunCliente
Departamento de Planejamento da Cidade de AnqiuEdifício de Artes Performáticas
10.000 m²Museu
5.600 m²Centro Cidadão
11.000 m²Biblioteca
5.200 m²Museu do Desenvolvimento Urbano
5.000 m²Centro desportivo e do bem-estar
10.853 m²Área
49.997 m²Ano do projeto
2017Fotografias
LITTLE