-
Arquitetos: de Alzua+, zigzag architecture
- Área: 13000 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Julien Lanoo
Conservação e Expressão
Além da ideia inspiradora e com visão de futuro do conceito para um edifício de energia positiva (considerando que foi necessário desde um princípio o trabalho em equipe), requeria-se propor um edifício com uma boa distribuição, um funcionalidade perfeita e uma conservação eficiente: Os livros e documentos preservados no arquivo departamental são os objetos de valor de bens públicos.
A resposta arquitetônica surgiu dos pontos essenciais que explicam o projeto:
- Um sinal na cidade: a bodega forma um edifício homogêneo de sete pavimentos. O edifício principal vai desde o boulevard Metz até a Rua St Bernard. É coberto por uma rede de aço inoxidável, que é conformado por uma pixelação de uma morfogénesis de papiro.
- Uma boa relação com o local: a reorganização da implantação nos permite conectar diferentes edifícios ao caminho principal que se torna um espaço de encontro, trocas e serviços.
- Uma boa funcionalidade: dois volumes organizam o programa de uma forma prática. Os espaços de trabalho e os pátios estão no térreo. Os arquivos são colocados nos pavimentos superiores.