- Ano: 2012
-
Fotografias:Eugeni Pons
Descrição enviada pela equipe de projeto. A recuperação da capela prevê uma nova tipologia - um espaço multiuso para eventos - desde um formal casamento a um ambiente suave de um retiro de yoga.
A reconstrução envolveu resolver patologias complexas sofridas pela estrutura original desde que foi abandonada em 1969.
O escritório Adam Bresnick architects estudou e restaurou a arquitetura existente, bem como a inserção de novos usos. A filosofia que guiou a intervenção era a de respeitar a passagem do tempo. A partir do exterior as fachadas em pedra foram refeitas, beirais de telha tradicional restaurados e moldes de pedra deixados com suas falhas, incluindo a marcante entrada Serlian original. No interior três áreas distintas são articuladas.
A cúpula renovada onde o espaço original é restaurado, a entrada na nave é uma mistura de vestígios arqueológicos e construção nova suspensa sobre o espaço, minimamente tocando o original. As abóbadas caídas que uma vez cobriram este espaço são recordados por um novo teto abobadado de ripas de pinho. Molduras de gesso que recortam sobre a alvenaria desencapada da parede original também marcam as formas das abóbadas originais.
O último terço que ocupa a área do coral abriga todos os usos modernos, do elevador que permite aos deficientes acesso a todos os níveis, até banheiros, áreas de cozinha, pessoal e de armazenamento.
Os materiais utilizados são os mesmos que o original; piso principal em mármore bege, tinta branca sobre os moldes de gesso, ripas de pinho no teto e para delimitar o coral moderno que flutua dentro do volume da nave.A criação de novos usos para espaços históricos, e novas possibilidades de utilização no contexto da zona rural da Espanha são excelentes contribuições para a cultura europeia. A inovação da iniciativa tem sido reconhecida pela FADETA (Federação de Associações para o Desenvolvimento Territorial de Tajo-Tajuña), um programa local que faz parte do programa FEADER (Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural) da União Européia. O custo total da construção é de 852,000€, financiada através de fundos privados. No entanto a qualidade da intervenção e sua inovação renderam um subsídio de 200,000€ dado pela FADETA.