- Área: 120 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma característica especial deste projeto: a casa foi implantada em um pequeno lote interno localizado em um bairro de baixa densidade da cidade, com 10 m de frente por 14 m de profundidade, a 20 m da linha principal.
A eficiência de espaço e orçamento mínimo como premissas levaram a pensar uma habitação com ambientes simples e com flexibilidade de usos.
Dois blocos contrapostos determinam o vazio central do pátio: o corpo principal de dois pisos, até o fundo do terreno, com todas as suas vistas para o norte, e o bloco onde fica o estúdio, com acesso independente a partir do leste.
Uma palmeira, já existente non terreno, peneira o pátio com sombras, o grande protagonista da funcionalidade do conjunto; enquanto articula os blocos, é o que recebe as tensões visuais e usos expansivos da casa, diluindo o tradicional interior/exterior em um espaço aberto contínuo, coberto, semicoberto e aberto. Isto é possível devido as características da planta-baixa, de tipologia de pavilhão: uma área social de apropriação flexível, com um grande fechamento corrediço que, quando totalmente aberto, incorpora galeria e pátio na superfície final de uso.
A distância da agitação da rua, a flexibilidade funcional, a perda de limites precisos em um continuum espacial, são as características que constituem o "espaço interior", com ritmo próprio que reflete em suas partes e se expande em um todo de diferentes qualidades de luzes e sombras.