-
Arquitetos: CN10 architetti
- Área: 1300 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Andrea Martiradonna
Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro paroquial está localizado no meio de Carvico, uma vila próxima a cidade de Bérgamo. O centro paroquial atual é composto de pequenos edifícios de diferentes idades, onde a grandiosidade da igreja se destaca no antigo pátio central. O volume do projeto é como um pavilhão no parque, uma entidade autônoma em um jardim de forma irregular no norte do centro. O desenho dos novos blocos responde a diferentes e precisas considerações sobre a forma urbana, em particular, a relação entre os volumes existentes do centro, que comparados à eles, se quis desenvolver uma conotação diferente.
Esse edifício está conectado com o centro antigo por um sistema de percursos. Não são somente caminhos, mas sim acabam por convertem-se em uma espécie de espaços. A adição é composta por três níveis: sótão com os serviços, a planta do térreo com a entrada, recepção e cafeteria e o primeiro pavimento com três novas salas de aula e a conexão direta com o uso de toda a estrutura, assim como suas partes individuais. As grandes janelas do térreo abrem-se a uma ampla vista do parque e da rua, conferindo ao novo edifício um caráter extrovertido aberto ao povo, criando um lugar de transição entre a vivacidade da rua e o espaço mais protegido do parque. No primeiro nível, as paredes são mais fechadas e compactas, o que favorece uma maior introversão do espaço designado para as atividades de catequese.
O novo edifício toma uma forma escultural que respeita aos edifícios mais antigos do centro, onde a planta se mistura com o desenho em perspectiva. Somente o concreto reforçado pode dar esse tipo de sensação. Uma atenção especial foi dada à fôrma do muro, já que era a chave para ter uma fachada perfeita. Cada fôrma de cada muro foi desenhada especificamente para alcançar esse objetivo.
O uso do concreto é a consequência natural do conceito inicial de um bloco escultórico, no qual a arquitetura coincide com a estrutura desse novo elemento, denunciando a organização espacial interna.