- Área: 95 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Denilson Machado
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito do projeto de interiores deste escritório de arquitetura em São Paulo partiu das linhas do próprio edifício, um prédio singular pelas exíguas dimensões, obra de um escritório franco brasileiro no bairro de Pinheiros. Uma monumental parede de tijolos de vidros com três diferentes transparências compõe uma das paredes laterais do prédio, funcionando com um grande caleidoscópio de luz tanto de dia, como transforma a construção numa grande luminária a noite.
Tirando proveito da estrutura de lajes pré-existentes, optou-se por um clima industrial e urbano, bem aos moldes do projeto de arquitetura. Para isso, a parede oposta aos tijolos de vidro foi revestida com telhas galvanizadas, numa alusão a tapumes de obras. Os conjuntos de copa e banheiro foram envolvidos em “caixas” de OSB, seguindo este mesmo conceito. No piso, cimento polimérico branco e a laje foi mantida no original, revelando estruturas. Toda a iluminação, com lâmpadas T5, foi instalada diretamente em calhas, que ainda dão suporte ao sistema de sonorização.
Para atenuar a claridade excessiva, adesivos de vinil foram colados aos tijolos de vidro, nas cores cinza e preto, respeitando o desenho original. Persianas de alumínio pretas controlam a luminosidade das janelas balcão. A escada que interliga os andares foi desenvolvida em MDF e revestida em formica, abrigando o sistema de servidores e ainda criando nichos e gavetas para equipamento de informática e pastas de trabalho. O mobiliário segue linhas retas, em sua maioria desenho do próprio estúdio. Um espaço de trabalho que dialoga com a arquitetura do edifício, com o entorno e com a cidade.