Como divulgamos recentemente, a proposta de David Chipperfield Architects foi escolhida vencedora da competição para a nova sede da Fundação Nobel em Estocolmo. Elogiada pelo júri por sua "leveza e abertura", a proposta de vidro e pedra de Chipperfield busca "transmitir dignidade" e incorporar os ideais do Prêmio Nobel, servindo, assim, de inspiração para as futuras gerações.
Desenhos detalhados, imagens e a descrição do arquiteto, a seguir...
“O Prêmio Nobel poder ser considerado o maior prêmio mundial concedido pela excelência nas realizações humanas no campo das ciências, literatura e paz. Desde 1901, quando os primeiros prêmios foram indicados, o Prêmio Nobel tem sido associado à integridade, autonomia e liberdade, fomentando os ideais de um mundo justo e pacífico", descreveu Chipperfield.
“O novo Centro Nobel - "Nobelhuset" - é um ponto de partida não apenas para a consolidar seu admirável passado em um lugar, mas para construir uma fundação a partir da qual podemos nos mover em direção a uma nova era de abertura e sensibilização. Uma era na qual as realizações do Prêmio Nobel e seus ideais não estão apenas preservados e disponíveis para historiadores, mas se tornam uma fonte ativa e vívida de inspiração para as futuras gerações, encorajando-as a não desistir da esperança e da crença de que as conquistas humanas podem contribuir para um mundo melhor."
Situado isoladamente na orla de Blasieholmen, no centro de Estocolmo, o novo edifício servirá como primeiro lar do Prêmio Nobel e transformará a área em um destino predominantemente cultural.
Dentro do "limitado volume" do edifício haverá um auditório, um museu, instalações para conferências, escritórios, uma biblioteca, um restaurante, um café/bar e uma loja. O auditório - “Nobelsalen", local onde acontecerão as premiações - será o elemento central do projeto, contando com uma impressionante vista panorâmica da cidade.
A circulação tem início no térreo, acompanhada por várias atividades do museu, passa pela biblioteca, pela área de conferências, pelo restaurante, escritórios e chegando ao auditório. Na porção sul do edifício haverá um novo jardim - “Nobel Trädgård” - que estabelecerá uma relação com o atual parque do National Museum, criando um "generoso espaço natural no centro da cidade."
Elementos transparentes e opacos, de vidro e pedra, envolverão a fachada respondendo aos programas internos. Dependendo da incidência de luz natural e das atividades internas, a estrutura externa parecerá "oscilar entre solidez e leveza, austeridade e ludicidade, fechamento e abertura, refletindo, assim, os valores do Prêmio Nobel entre a tradição e a modernidade, história e futuro."
A Nobelhuset tem conclusão prevista para 2018.
Competição
Centro Nobel em Estocolmo (Nobelhuset)Premio
Primeiro LugarArquitetos
Localização
Museu Nacional da Suécia, Södra Blasieholmshamnen 2, 111 48 Estocolmo , SuéciaArquitetos responsáveis
David Chipperfield, Christoph FelgerGerência do Projeto
Harald MüllerEquipe da 1ª fase da competição
Kristen Finke, Peter von Matuschka (Arquiteto do Projeto); Nicolas Kulemeyer, Dalia Liksaite, Jan Phillip Neuer, Maude Oban, Elisabet Sundin, Diana Schaffrannek, Iason Tsironis, Lara van Iterson, Marc Warrington, Simon Wiesmaier, Ute ZscharntEquipe da 2ª fase da competição
Peter von Matuschka (Arquiteto do Projeto); Ivan Dimitrov, Elina Dueker, Ulrike Eberhardt, Kristen Finke, Olwen Fowler, Pascal Maas, Maude Oban, Lydia Ramakers, Antonia Schlegel, Elisabet Sundin, Jaro Venitz, Gordon Vitevski, Marc Warrington, Simon Wiesmaier, Ute ZscharntPisagismo
Topotek 1, BerlimEngenharia estrutural
Arup, Berlim/LondresCenografia
Kunkel Consulting, BürstadtAcústica do Auditório
Müller BBM, Berlin/PlaneggModelo 3D
González Modellbau, BerlimRenders
David Chipperfield ArchitectsCliente
Nobelhuset ABÁrea
25700.0 m²Ano do projeto
2018Fotografias
David Chipperfield Architects