- Ano: 2008
-
Fotografias:Luís Ferreira Alves
Dos arquitetos: O colégio para ensino primário e pré-primário se localiza junto à cidade desportiva de Guimarães, com uma grande área envolvente de espaços verdes. O terreno, de topografia e forma regulares, dispõe de duas plataformas separadas por uma pequena diferença de cota.
Utilizando o talude que liga as duas plataformas do terreno, implantamos o primeiro volume, onde se localiza o acesso principal e o corpo de serviços comuns que é praticamente absorvido pelos restantes elementos. Partindo deste, desenvolvem-se, por um lado o pavilhão desportivo para oeste, e por outro, os dois volumes paralelos para sul, formando um pátio, com as salas de aula sempre orientadas para leste e ligados por outros espaços ou elementos de atravessamento.
A imagem do edifício é caracterizada fundamentalmente por estes dois volumes paralelos implantados no sentido longitudinal do terreno que serão, essencialmente, dedicados aos dois graus de ensino existentes. Serão volumes formalmente semelhantes, enfatizando um carácter de linearidade, acentuado pelos brises de concreto que os envolvem.
O edifício foi construído com elementos de concreto aparente, com empenas estruturais e brises de sombreamento, variando as suas dimensões conforme a orientação solar, funcionando como elementos de separação entre pavimentos e, ainda, entre os elementos de revestimento utilizados.
Estes elementos são constituídos por painéis de chapa com poliuretano, colocados sobre parede simples, em blocos cerâmicos acústicos, resolvendo simultaneamente o isolamento térmico e o acabamento exterior do edifício. Por outro lado são também utilizados como elementos adicionais de sombreamento, sobretudo nas fachadas orientadas a oeste, definindo a imagem do edifício.