![Cripta Botta / Gianluca Gelmini - Imagem 1 de 28](https://images.adsttc.com/media/images/5325/f392/c07a/8043/e100/022d/newsletter/18.jpg?1394996105)
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Arquitetos: CN10 architetti
- Área: 120 m²
- Ano: 2012
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Fotografias:Gianluca Gelmini
![Cripta Botta / Gianluca Gelmini - Imagem 2 de 28](https://images.adsttc.com/media/images/5325/f2d5/c07a/8043/e100/0225/medium_jpg/06.jpg?1394995909)
![Cripta Botta / Gianluca Gelmini - Imagem 18 de 28](https://images.adsttc.com/media/images/5325/f2da/c07a/8042/fc00/01fb/medium_jpg/12.jpg?1394995909)
O projeto de renovação da cripta é parte de um projeto maior para a igreja de Sacro Cuore e S. Egidio Abate in Sotto il Monte (na cidade de Bergamo). O projeto incluiu a reforma da nave da ingreja (piso e presbitério) e as partes externas, como paredes, cobertura e o novo campanário. A igreja foi erguida em 1930 mas o projeto original nunca foi completado.
![Cripta Botta / Gianluca Gelmini - Imagem 17 de 28](https://images.adsttc.com/media/images/5325/f380/c07a/805c/d800/0244/medium_jpg/22.jpg?1394996074)
Projeto original esse que incluía a construção da sacristia da igreja, no lado oeste do altar. O projeto nunca foi completado, mas a necessidade de conectar o interior da igreja com a cripta no subsolo levou à criação de uma conexão que apareceu inconsistente com o sistema arquitetônico, com a limitações espacial e funcionalmente.
![Cripta Botta / Gianluca Gelmini - Imagem 23 de 28](https://images.adsttc.com/media/images/5325/f308/c07a/8043/e100/0227/medium_jpg/24.jpg?1394995943)
O projeto da nova conexão foi criada com o duplo objetivo de restabelecer o equilíbrio e continuidade à fachada oeste da igreja e dar a devida importância para a escada que liga a cripta e a nave, utilizando a luz natural como elemento principal do espaço.
![Cripta Botta / Gianluca Gelmini - Imagem 16 de 28](https://images.adsttc.com/media/images/5325/f354/c07a/805c/d800/0242/newsletter/13.jpg?1394996037)
O uso de formas curvilíneas nos permitiu contornar o tamanho restrito, sem a percepção das esquinas. A grande janela traz bastante luz para o espaço e, graças a paredes brancas, espalha-se alargando a percepção até o andar da cripta.
![Cripta Botta / Gianluca Gelmini - Imagem 3 de 28](https://images.adsttc.com/media/images/5325/f2be/c07a/8043/e100/0224/newsletter/04.jpg?1394995892)
A reforma da cripta compreendia em primeiro lugar a reorganização das paredes de seu perímetro, resolvendo problemas de umidade. Neste espaço foi dado bastante importância para a questão da luz, em particular, na relação entre a luz natural e artificial.
![Cripta Botta / Gianluca Gelmini - Imagem 24 de 28](https://images.adsttc.com/media/images/5325/f351/c07a/8043/e100/022a/newsletter/Floor_Plan.jpg?1394996028)
A luz artificial foi projetada especialmente para criar uma instalação de luz que consiste de dois anéis de seis metros de diâmetro. Esta instalação quer compreender e medir o espaço curvilíneo da cripta. A iluminação direta e indireta é dinâmica, tornando-se um meio de comunicação e expressão através da capacidade de introduzir diferentes cenários de iluminação, em função das atividades realizadas no espaço.