-
Arquitetos: Superkül inc
- Área: 305 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Torben Eskerod
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Ativa Thorold foi projetada para impulsionar os limites do desenvolvimento residencial verde canadense, através do cumprimento dos padrões atuais ativos da Casa: garantindo alta eficiência energética, um ambiente interno confortável e saudável, e um espaço edificante preenchido com uma abundância de luz natural e ar.
Criatividade
A Casa Ativa é uma métrica dinamarquesa que enfatiza a eficiência energética, baixo impacto ambiental e qualidade ambiental interior superiores. Localizada numa urbanização residencial no sul de Ontário, a casa - construída pela Grande Golfo, uma das maiores construtoras de casas do Canadá - visa levar as expectativas das habitações unifamiliares para longe do design tradicional e dos acabamentos de "luxo", nenhum dos quais contribui para a saúde humana ou ambiental.
Os aspectos qualitativos da casa são guiados pela luz natural e pela ventilação e como eles podem mudar fundamentalmente a sensação de uma casa. Incomum para uma casa de construtora, A Casa Ativa Thorold tem um plano de eixos cruzados aberto com uma série de claraboias operáveis no telhado e janelas que impregnam a casa com luz suficiente para que pouca ou nenhuma iluminação artificial seja necessária durante o dia. As claraboias e janelas são igualmente concebidas para proporcionar ventilação natural. Um deck de largura total na parte posterior da casa reforça uma transição visualmente perfeita do interior para fora, e incentiva os ocupantes à manterem as portas de vidro de correr abertas.
Contexto
Usando as diretrizes de projeto locais existentes de um projeto tradicional de telhado de duas águas e adaptá-las para a Casa rendeu um projeto multi-funcional, que foi a base para um plano aberto, uma abundância de luz natural interior, e uma casa de desempenho ambiental superior. As proporções e a volumetria da Casa são derivadas das diretrizes de projeto, garantindo que a casa fique naturalmente ao lado de seus vizinhos mais tradicionais.
Sustentabilidade
O ambiente térmico da casa foi projetado para otimizar o conforto e a eficiência usando aquecimento zoneado, HRVs e um forno de alta eficiência. O projeto maximiza o ganho de calor solar no inverno através da frente de vidro para o sul. Saliências e sombreadores operáveis ajudam a manter a casa fresca no verão. O revestimento do edifício é fortemente isolado e com um sistema de automação residencial que integra sombreadores motorizados, controles de iluminação, clarabóias e janelas com o sistema de aquecimento / arrefecimento para ajudar a garantir que a casa funcione de forma tão eficiente quanto possível.
Um sistema de cisterna e coleta de água de chuva foi instalado para reduzir o uso de água municipal no jardim e para lavar os banheiros. Um sistema de água quente solar doméstica e drenagem de recuperação de calor de água contribuem ainda mais para reduzir o impacto ambiental da casa.
Desde o início, a casa foi concebida como uma estrutura de madeira em painéis pré-fabricada, tanto para reduzir resíduos de construção e o comprimento de construção no local. Parede, piso e telhado eram painéis fabricados industriais, embalados e levados de caminhão até o local. Todo o enquadramento da casa foi erguido em apenas alguns dias.
Bons Negócios
A Great Gulf, como uma dos maiores construtoras de casas do país, está, simultaneamente, preocupada em ser uma empresa com visão de futuro inovadora e uma empresa que concorre efetivamente no mercado residencial. Este projeto foi um salto de fé, em um mercado que não tem até o momento demonstrado qualquer interesse particular em sustentabilidade. Também foi um processo de aprendizagem, que tem galvanizado em torno de alcançar um processo de concepção e eficiência para que a empresa possa aprimorar a construção da próxima versão da casa, que está prevista para começar o projeto em fevereiro de 2014.
Legado
A Casa Ativa Thorold é um divisor de águas no desenvolvimento residencial canadense, um que empurra simultaneamente os limites do design sustentável e moderno para as milhares de novas casas construídas neste país a cada ano.