Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede do Departamento de Saúde do País Basco se localiza no último terreno a ser ocupado no centro administrativo de Bilbao. Até antes deste projeto ser iniciado, a instituição sofria com o aumento do número de funcionários e estava fragmentada em diversos edifícios espalhados pela cidade, dificilmente reconhecíveis pela população. O objetivo do novo edifício é, então, reunir os funcionários em um lugar reconhecível, buscando aumentar a eficiência dos serviços e criar uma identidade para a corporação.
O terreno se localiza em um cruzamento de duas importantes ruas do bairro Ensanche. As leis municipais são bastante rígidas e obrigam a repetição da silhueta das empenas vizinhas.
As dobras na envoltória proporcionam múltiplas visuais a partir do interior, tanto para as ruas quanto para a paisagem urbana mais distante - uma estratégia para incorporar a vitalidade da cidade dentro do edifício.
A fachada dupla oferece uma solução às questões energéticas, acústicas e de proteção contra incêndios. Esta estratégia torna desnecessária a instalação de sistemas convencionais de ar-condicionado e forros falsos.
A fachada é um verdadeiro sistema que, ao invés de simplesmente delimitar o edifício e separá-lo do meio urbano, age como um articulador da vida social do edifício e do entorno.
O edifício concentra os serviços e as circulações em uma espinha vertical anexada à porção mais longa do bloco, com as áreas de trabalho se beneficiando da permeabilidade do volume construído. O projeto enfatiza o limiar entre o público e o privado, como se estivéssemos na porta de entrada de nossa casa - se olhamos para frente, vemos a rua, ao voltar-nos para trás, o lar.