-
Arquitetos: Browne Swett Arquitectos
- Área: 8107 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Nico Saieh
O lote está localizado em um canto da movimentada Avenida Vicuña Mackenna, em que um metro elevado executado. Localizado em frente ao local é o maior campus de uma das universidades mais importantes do país. Seu acesso principal é na diagonal para o site do Instituto Santo Tomás Professional. Outra questão importante é a presença opressiva de uma estação de metro de 150 metros de comprimento, localizado em frente ao local, com a altura de 4 andares. O único alívio visuais ocorre no canto do sítio, justamente no mencionado diagonal. Foi, portanto, decidiu acessar o Instituto nesse eixo.
O bairro desordenada não dar qualquer tipo de indicações para um regime geral. A decisão foi a de separar o novo edifício do entorno caóticas, criando um aterro perímetro verde, que é pé-capaz. Abaixo o aterro não haveria salas de aula voltadas para dentro. O aterro só é interrompido pelo acesso principal.
Como um regime geral, uma solução eficiente e comprovada para uso educacional foi escolhido. A "mão", com "dedos", a criação de pátios abertos que permitem que os edifícios para receber o leste, norte e sol ocidental. Os "dedos" de ajuda para dividir a construção em diferentes fases no tempo. Entre os edifícios que enfrentam o, uma entrada longa trellised diagonal com plantas de escalada (Ampelopsis) é produzido. Os "dedo" extremidades têm vegetação em suas extremidades, protegendo essas fachadas do barulho e do sol, unindo-os com os aterros.
Os "dedos" convergem para um hall central amplo e variado de 4 níveis, cercado e atravessada por rampas e áreas de estar. Junto com o grande pátio, este será o centro de estudantes e professores atividades, especialmente durante o inverno. Ele se concentra o maior número de programas públicos e usados. Este espaço tem variado circulações e dispositivos de iluminação natural. Ele pode ser facilmente interveio usando dispositivos audiovisuais.
A estrutura de "dedo" é definido por uma combinação entre a economia e flexibilidade. Suas fachadas longitudinais exteriores funcionam como paredes sólidas, sendo realizadas rígida com aço "Xs" com T-seções. Transversalmente, a cada distância definida, os volumes são cruzados completamente (em toda a sua altura) com paredes de concreto. Tudo isso permite uma excelente órtese contra cargas estruturais horizontais, assim como a flexibilidade em termos de localização dos corredores em qualquer dos lados longitudinais do volume. O preço por m2 construído é muito barato.