-
Arquitetos: Thymio Papayannis and Associates
- Área: 5940 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Charalampos Louizidis
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente pediu o restauro de uma residência de verão e sua paisagem circundante numa propriedade de beleza natural singular, próxima à praia de Legrena.
A residência original foi construída faz meio século, pelo mesmo estúdio de arquitetura. Foi um exemplo da nova arquitetura ecológica, uma estrutura semi-enterrada com teto verde, plenamente incorporada na sensível zona costeira. No entanto, os danos que a residência sofreu e as necessidades habitacionais atuais fizeram necessário seu redesenho.
Os objetivos da intervenção foram um foco sustentável ao local e ao mesmo tempo que a ideia inicial, a redução da pegada ecológica, a incorporação ótima dos novos requisitos do meio-ambiente, a continuidade entre o construído e o espaço natural.
A residência principal, a qual foi radicalmente modificada, manteve sua incorporação à colina, mantendo sua escala, situada ao redor de um pátio, o qual garante a entrada, uma área ao ar livre protegida e introvertida e o esfriamento natural. A casa de hóspedes submersa separa-se do edifício principal, com a intervenção de uma colina artificial, que completa a natural, com o objetivo de reduzir a percepção da superfície construída e ampliar a vista frontal para o mar.
As grandes aberturas do chão ao teto contribuem à integração do interior e exterior. A incorporação à paisagem é atingida a partir de simples linhas, materiais naturais e cores terrosas, plantas apropriadas e paisagismo do entorno e iluminação arquitetônica suave.
Foram elaborados serviços completos de desenho (estudos arquitetônicos, estruturais, elétrica, mecânica, desenho da piscina e de paisagismo), assim como a supervisão das obras de construção.