-
Arquitetos: OSPA Arquitetura e Urbanismo
- Área: 7528 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
Este projeto recebeu a menção honrosa no prêmio ABCIC (Associação Brasileira Da Construção Industrializada De Concreto) em 2013.
Do Arquiteto. Projeto Arquitetônico de um Hotel executivo, localizado no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Antônio Carlos Jobim, RJ, em terreno com área de 4.800,00m² e área construída de aproximadamente 10 mil m². Por situar‐se junto ao aeroporto, inserido na área da Infraero, o principal público alvo são turistas, executivos e pessoas em trânsito.
As atividades do hotel estão distribuídas em duas edificações distintas, uma destinada às áreas sociais e de serviços (volume 1 ‐ anexo), e outra destinada aos apartamentos (volume 2), sendo ambas interligadas por duas passarelas nos dois primeiros pavimentos. Em função da limitação de altura pela proximidade do aeroporto, o volume de apartamentos se estende até o pavimento térreo, a fim de otimizar a operação hoteleira, aumentando o número de unidades disponíveis.
O volume 1 possui dois pavimentos. Na parte frontal do pavimento térreo e no segundo pavimento (mezanino e terraço), estão as áreas sociais do hotel. Nos fundos do pavimento térreo está localizada a zona de serviços.
Um port cochére coberto conduz os hóspedes ao lobby do hotel, no volume 1, que conta com balcão de recepção, estares, balcões de acesso à internet para uso dos hóspedes, restaurante e café, em sua área social. No mezanino (segundo pavimento), se tem acesso ao terraço, que conta com uma piscina composta por duas raias de natação, espaços de estar, bar/restaurante, sala de ginástica e vestiários. Além disso, foram contempladas duas salas de reuniões para locação – uma no térreo e outra no mezanino. Passarelas no pavimento térreo e no mezanino levam os hóspedes ao volume 2, onde estão o hall de elevadores e os apartamentos.
O volume 2 abriga um total de 162 apartamentos, distribuídos em seis pavimentos – do térreo ao quinto pavimento.
Cada pavimento é composto por rouparia, elevadores sociais e de serviços, duas escadas destinadas às saídas de emergência e 27 apartamentos, sendo que os apartamentos de extremidade (frente e fundos) apresentam maiores dimensões, e nove deles atendem, também, portadores de necessidades especiais.
Dado o prazo restrito para execução da obra, a estrutura do hotel é predominantemente em concreto pré‐moldado, a vedação é feita por painéis de concreto pré‐fabricados e os banheiros foram fornecidos em módulos prontos. O projeto ainda contempla o uso de diversos recursos ligados a eficiência energética, como utilização de painéis para aquecimento solar, cobertura verde e automação dos sistemas.