- Ano: 2014
-
Fotografias:Michael Zimmermann, Jose Luis Fuentes
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova ponte para pedestres e ciclistas sobre o Rhône, em Lyon, revela a paisagem e as mudanças urbanas.
Esta parte do rio esta inserida na zona de desenvolvimento da cidade para o norte. A passarela une o centro de conferências 'Cité Internationale' e St. Claire, assim como dois parques principais de cada lado do rio, o Parc de la Tête d'Or e o Parc de Saint Claire. Constitui um ponto de referência que é visto deste a via do trem de alta velocidade ao entrar em Lyon.
A ponte estende-se sobre o rio como um vão livre de 157 metros. Dois balanços construídos de uma estrutura tubular tridimensional assimétrica se unem no meio do rio. A estrutura é extremamente delgada e oferece um máximo de transparência.
Dois caminhos conduzem às orlas do rio. O principal, por cima, vincula o nível do cais, que possui cinco metros de largura e é dividido por uma ciclovia e um trajeto que possuem vistas para a cidade.
O segundo, segue o arco inferior da estrutura e une as orlas menores. No meio do rio, os dois caminhos se unem e formam um grande espaço público que oferece uma vista fabulosa.
O pavimento de madeira de carvalho proporciona características anti-deslizamento mediante a integração de faixas de resina epóxi com sílex. O parapeito é composto por um corrimão de aço inoxidável que integram luzes LED e cabo de rede.
Pela noite, luzes adicionais integradas na estrutura transformam a ponte num objeto mágico adicionando um novo capítulo à grande história da luz cênica urbana na cidade de Lyon.