-
Arquitetos: Rojo/Fernandez-Shaw ; Rojo/Fernandez-Shaw
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. As dimensões do novo Centro Desportivo em Alcázar de San Juan anunciam seu objetivo de se tornar uma infraestrutura desportiva e cultural de nível local e regional. Sua capacidade para 2 mil pessoas e a possibilidade de receber uma variedade de eventos esportivos, culturais, musicais, lúdicos e sociais evidencial seu papel central na vida social da região.
No entanto, o Centro Desportivo também busca se integrar a seu contexto imediato. Concebido como uma forma suave e sem "cantos", seu perímetro curvo procura naturalizar a relação com o ambiente, evitando a imposição de uma hierarquia nas fachadas.
A primeira ação da arquitetura afeta o solo: o edifício marca o local. Acima, uma estrutura com aspecto de tecido, diluindo os limites entre a área coberta e a externa.
A cobertura, caracterizada pelas sombras que produz, funciona mais como uma textura do que como uma estrutura, alternando padrões cheios e vazios.
De modo semelhante, as fachadas apresentam um aspecto leve e translúcido, configurada como um tecido.
Arquitetura e Construção
Esta proposta é composta por um sistema de construção leve, caracterizado pela geometria ortogonal e modulação de prefabricados.
Quatro pilares de concreto apoiam o sistema de vigas metálicas, que são combinadas alternadamente para conformar a cobertura.
Sustentabilidade e Economia de Energia
Propomos abordar a economia de energia e a sustentabilidade desde as primeiras etapas do projeto, integrando no projeto critérios de eficiência energética e ambiental.
01 integração física no solo. Implantar o edifício em um nível abaixo do natural reduz o volume construído e a exposição solar.
02 a fachada permeável permite controlar a incidência solar e reduzir ganhos indesejados de calor.
03 a forma curva do edifício ameniza as consequências de orientações indesejadas.
04 a cobertura recebe painéis solares que geram uma quantidade considerável de energia durante algumas horas do dia.
O resultado é uma arquitetura naturalizada e permeável que valoriza o ambiente público e coletivo.