Grandes desastres naturais causados por mudanças climáticas estão se tornando uma infeliz certeza ao redor do mundo. Prevenir estes fenômenos é algo que nenhum arquiteto sozinho conseguirá fazer, mas se preparar para eles é algo possível. Com isso em mente, a Open Online Academy (OOAc) desafiou arquitetos de todo o mundo a projetar arquiteturas resistentes a desastres. O escritório MAT-TER aceitou o desafio e propôs um projeto para a Escola Nacional Guiuan, nas Filipinas, uma região assolada pelo Tufão Haiyan ano passado. A proposta consiste em uma estrutura singular, compacta, projetada para melhor resistir à força das tempestades e que serve, também, como abrigo de emergência para a comunidade.
Construído principalmente com bambu local, o edifício será erguido sobre uma grelha estrutural de pilares de concreto. Isto permitirá o resfriamento passivo, além de proteção contra inundações.
Todos os sistemas estruturais do edifício serão revestidos por uma fina pele. A maior parte destes apoia a cobertura, uma forma única e fluida projetada para ser o mais aerodinâmica possível, evitando danos causados pelos violentos ventos. A cobertura apresenta um único recorte, central, que ilumina um pátio no coração da estrutura.
O projeto deve ter sua obra iniciada e concluída ainda no final deste ano.
Projeto
Guiuan National High SchoolArquitetos
Localização
Guiuan, FilipinasArquitetos responsáveis
Christin To, Hugo MartinezDesenvolvimento
Charles Dhinakaran, Javi Muriel SanturinoAno do projeto
2014Fotografias
MAT-TER