- Área: 320 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias: Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa se localiza em Sagres (Algarve), a localidade mais ao sul de Portugal.
Esta cidade abrigava a Escola de Navegação - em parte responsável pelos "descobrimentos" da Coroa Portuguesa - estabelecida no século XV pelo infante D. Henrique.
Cinco séculos se passaram e hoje estas águas são destinos famosos para entusiastas do windsurf.
O solo está sendo dividido em lotes genéricos ocupados por uma ideia superficial de arquitetura portuguesa implementada pelos resorts; uma estratégia para agradar e atrair turistas estrangeiros. Esta casa foi desenvolvida levando-se em consideração as normas definidas pelo projeto urbanístico quanto a recuos, acessos e volume total construído.
O volume mais alto e longo se localiza ao norte, criando um pátio central protegido dos ventos fortes e constantes. Uma ala em forma de "L" ajuda a criar privacidade em relação ao caminho de acesso. Os espaços internos e externos são sempre articulados por pátios - uma tipologia que é herança dos Mouros - e emolduram fragmentos da paisagem intocada.
A casa é branca e a cobertura é plana, seguindo a arquitetura tradicional da região - um legado arquitetônico que os resorts turísticos parecem ter esquecido.