Competição:Pavilhão do Brasil na Expo MIlão 2015
Premio:
Projeto:
Autores:Lompreta Nolte Arquitetos, Thorsten Nolte, André Lompreta, Gregor Fasching, Rodrigo Bocater, David Serrão, Nanda Eskes, Caio Smolarek, Mariana Moraes, Juliana Dias, Carolina Amorim, Marcelo Pereira, Chris Lima, Malagueta Comunicação, Tecnopop, Arquitetura: Atelier77, Studio CSD , 3.000m², 2014
Dos arquitetos: O tema da Exposição Universal 2015 em Milão é titulado “Alimentar o Mundo, Energia para a Vida”. Brasil como um dos maiores produtores de alimentos do mundo apresenta soluções para garantir segurança alimentar e evidencia seus avanços tecnológicos na produção de alimentos.
A nossa proposta para o pavilhão apresenta o país como um grande mosaico da sua potencialidade e diversidade de produção de alimentos. A riqueza natural potencializada pela tecnologia forma a mensagem do pavilhão.
O pavilhão é formado por um grande espaço fluido coberto por uma paisagem. A paisagem é composta por 3300 módulos que formam o mosaico da biodiversidade do país, uma grande exposição ar livre e um espaço de atividades e permanência.
Abaixo da cobertura são organizados os usos internos com um percurso de experiências sensoriais. A Praça Brasileira é o ambiente de imersão na culinária popular brasileira e na receptividade do país. A Imersão Tecnológica apresenta o tripé da produtividade de alimentos – homem, natureza, tecnologia – com interatividade e mídias inovadoras. O Lounge funciona como espaço para apresentações culturais e culinárias, seminários e eventos de negócios e de relacionamento.
O pavilhão é projetado como edificação temporária com estrutura em vigas de madeira laminada colada, pré-fabricadas, e encaixe de 3300 módulos, que após funcionamento do pavilhão na Expo podem ser retirados e encaminhados para novos usos.