-
Arquitetos: Domenack Arquitectos
- Área: 630 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Juan Solano Ojasi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado dentro da cidade e consiste em uma residência de 2 pavimentos, desenhada para um jovem casal com 3 filhos. A casa se encontra no fundo do terreno, com orientação norte-sul no sentido longitudinal, que permite evitar o contato visual com os vizinhos, aproveitar as vistas do entorno natural do terreno e possibilita a adequada ventilação, bem-estar térmico e luminosidade para a residência.
A residência foi projetada com uma cobertura de madeira laminada que é suportada por uma estrutura de aço e placas de concreto aparente. Essa estrutura se torna o elemento representativo da proposta e o elemento integrador da composição da casa. a estrutura metálica que suporta essa parte também define e modera a escala dos distintos espaços.
O desenho da residência parte da premissa de emoldurar as vistas do seu entorno circundante, tanto o natural quando o criado a partir do desenho, pátios, espelhos de água, jardins. Nesse sentindo, os parâmetros translúcidos têm um papel importante para o desenho da casa, já que entrelaçam os espaços interiores e exteriores nas áreas sociais.
A organização funcional da residência separa a área social, no primeiro nível, da área privada, no segundo nível. A área social é composta de vários espaços que se enfrentam e se conectam mutualmente e com os jardins exteriores, permitindo a versatilidade e dinamismo de uso requeridos por seus clientes. Por outro lado, a área privada é concebida de forma introspectiva, com vista para os jardins e pátios privados.