-
Arquitetos: Juan Ignacio Castiello Arquitectos
- Área: 1098 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Carlos Díaz Corona
INTRODUÇÃO:
A superfície do terreno é de aproximadamente 1.780 metros quadrados, com uma topografia quase plana, de forma retangular (26x70) com limites irregulares. As duas ruas adjacentes têm características muito diferentes: no extremo oeste, uma rua tranquila, privada e generosa, com muitas árvores; enquanto na extremidade ocidental, uma avenida muito barulhenta e transitada. A presença de linhas curvas que aparecem dentro das linhas retas predominantes era essencial para os proprietários.
A família é integrada pelos dois proprietários e seus cinco filhos. Alguns dos passatempos que eles gostam incluem viagens, festas e exercícios físicos. Eles queriam uma casa muito funcional que causasse uma boa impressão, sem ser pretensiosa. Era importante para eles que a casa se tornasse o ponto de encontro para os amigos de seus filhos e, acima de tudo, que estimulasse reuniões familiares. Algumas das principais preocupações foram a flexibilidade de readaptar a casa uma vez que seus filhos crescessem e evitar o barulho da avenida adjacente.
SOLUÇÕES:
A planta é resolvida com um esquema em forma de "F", criando dois pátios abertos. Ele enfrenta o leste, em direção à vista mais bonita; abre para o sul, para obter o sol de inverno; fecha para o lado ocidental, para criar uma barreira entre os ruídos da rua e concentra todos os serviços na ala norte. O volume principal é localizado no extremo oeste do terreno, libertando, desta forma ,o maior espaço possível da superfície do jardim na extremidade leste de modo que ele se conecte com as áreas arborizadas da rua particular e também para criar uma presença menor da casa do exterior.
O menor volume da casa, onde o ginásio e os banheiros para a piscina estão localizados, é semi-enterrado abaixo do jardim para que, com a altura resultante, crie um obstáculo visual que evita ver a rua a partir do terraço, mas permitindo desfrutar da copas das árvores.
Generosidade espacial foi uma necessidade espiritual e fundamental. A circulação interior teve que ser divertida e dentro de um ambiente livre.
DESCRIÇÃO:
As áreas sociais são distribuídAs dentro do primeiro andar, no qual o terraço ocupa o lugar mais importante da casa, no braço leste do "F", entre o jardim e o pátio principal. As áreas formais, como a sala de jantar e sala de estar, estão localizados na parte traseira do braço "F" entre os dois pátios, deixando os serviços unidos nos dois braços e gerando um local estratégico para a cozinha, que dá serviço para os quatro locais para comer na casa. A casa fecha em sua extremidade ocidental com uma parede de Vitroblock© cega que fecha o segundo pátio. Esta parede também ajuda a dosar a luz do sol poente e diminuir o barulho da avenida. Os dormitórios com seus respectivos serviços e uma sala de TV estão situados no piso superior. O dormitório principal está localizado no braço leste, que tem a melhor vista, o que representa a hierarquia e autoridade. Tanto a áreas das meninas e dos meninos são flexíveis; elas são divididas internamente por paredes falsas, para que possam ser removidas na futura readaptação às novas necessidades da família. A garagem, um estúdio e os serviços complementares (depósito) estão localizados no porão.