-
Arquitetos: Planta 33 Arquitectura
- Área: 830 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Miguel de Guzmán, Palíndromo Mészáros
Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra consiste na ampliação de um berçário e escola primária cujo número de alunos aumentou recentemente. A proposta inclui dois diferentes projetos: um novo edifício de salas de aula para pré-escola e um ginásio de esportes.
A escala limitada e a acurada costuma com os edifícios do entorno se fazem necessárias devido às reduzidas dimensões do terreno livre.
O pavilhão se localiza na porção norte do terreno, em um espaço bastante compacto que faz fronteira com a linha de trem que leva até Talavera de la Reina. Essa limitação de dimensões fez com que a maior fachada do edifício ficasse alinhada no sentido leste-oeste.
O edifício tem uma tipologia industrial, porém, com as claraboias alinhadas longitudinalmente. Este volume principal se abre para norte, garantindo a entrada de luz natural difusa.
Um gesto único proporciona a solução para todo o edifício. Em intervalos regulares, pátios são criados para garantir iluminação natural e ventilação adequada aos vestiários, potencializando a experiência destes espaços, geralmente considerados menos importantes.
A fachada sul é a face principal que se volta para a escola. A entrada principal está alinhada com os antigos edifícios de salas de aula através de um eixo pavimentado, mesclando a nova edificação à pavimentação preexistente.
Construção
Um exercício de construção econômica, leve, industrializada e seca foi empreendido. Praticamente todas as peças da construção são fabricadas industrialmente e montadas in loco. Não houve a necessidade de assentar um tijolo sequer. Um bom sistemas de juntas aprimora o sistema prefabricado, valorizando essas peças que são normalmente utilizadas em edificações industriais. Chapas metálicas, normalmente utilizadas em cercas, se tornam aqui materiais de revestimento; humildes porém respeitáveis.
Os vãos de 19,5 metros são vencidos por vigas metálicas apoiadas sobre pilares também metálicos.
As paredes externas são compostas por painéis galvanizados que internamente não recebem acabamentos. As instalações elétricas e hidráulicas ficam completamente ocultas no interior das paredes metálicas.