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Arquitetos: Skidmore, Owings & Merrill
- Ano: 2014
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Fotografias:Robert Polidori
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Fabricantes: Structurflex, Terrazzo & Marble
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Estação de Union Station em Denver, nos Estados Unidos, é uma obra-prima das Belas Artes, localizada nas bordas do distrito comercial central da cidade. SOM foi contratado para expandir e transformar a estação em uma importante estação de transportes no âmbito regional. Para isso, o escritório converteu 20 acres de antigo pátio de trens em um distrito de trânsito urbano que orquestra os trens urbanos, metropolitanos e regionais, além de rotas de ônibus, de bicicletas, e caminhos de pedestres em um intuitivo terminal intermodal.
O ponto focal entre esses novos elementos é o Saguão Central aberto, que foi concebido como um elemento formal expressivo e eficiente de abrigar múltiplos trilhos de trens. Seu sistema estrutural primário compreende 11 "treliças metálicas em arco" abrangendo cerca de 55 metros, revestidas com lonas de PTFE tensionadas. De perfil, a estrutura alcança 22 metros em cada extremidade e desce em uma curva dinâmica para 7 metros no centro, um gesto que permite a estrutura proteger as plataformas de passageiros abaixo, mantendo-se livre do corredor de visão estabelecido para proteger pontos de vista da Estação histórica. Trens Zephyr, da Amtrak, que faz a conexão de passageiros de Denver para San Francisco, e para a Chicago à leste - agora o fazem diariamente sob a cobertura do Saguão de Trens de SOM.. Além disso, quatro linhas de trens urbanos estão programadas para abrir em 2016 e 2018.
Um movimentado passeio de pedestres que percorre uma distância de duas quadras une o Saguão de Trens à Estação de Trens Leves da Union Station, que já transportou quase 10.000 passageiros diariamente desde sua abertura em 2012. Uma rede reforçada de pedestres e espaços públicos dentro e ao redor do terreno agora integram o Terminal no Distrito de LoDo (Lower Downtown) à leste e à bairros residenciais mais recentes para o sul, oeste e norte.
No sub-solo, a estação de ônibus da Union Station reúne 16 rotas de ônibus regionais, expressos e locais. O terminal, que possui 300 metros de comprimento, serve um duplo propósito, como uma galeria subterrânea que serve de conexão de pedestres entre as diversos programas de transporte distribuídos ao longo do terreno. Cores vívidas e iluminação natural auxilia os passageiros a se orientar, quer estejam embarcando nos ônibus, navegando pelas estações do trem leve ou subindo à cidade-capital. Elegantes revestimentos de piso elevam a ambiência do terminal para além do típico, estratégia raramente empregada em estações deste tipo, e uma série de aberturas zenitais e pavilhões em vidro preenchem o hall com iluminação natural, inundando a estação com um sentimento de movimento e espaço.
Uma das maiores de seu tipo nos Estados Unidos, a reforma do antigo pátio de trens da Union Station de Denver é um caso de estudo do poder do urbanismo voltado para o transporte. Esse investimento público substancial tem catalizado uma onde de atividades do setor privado sem precedentes: economistas estimam que o projeto já desencadeou mais de 1 bilhão de dólares em investimentos privados de uso misto no entorno do projeto. Sensível à sua localização histórica, mas fundamentalmente avant-garde em sua sofisticação técnica e em seu espírito de edifício urbano, a Union Station de Denver é um marco definitivo para os terminais intermodais do século XXI.