-
Arquitetos: Architekten Wannenmacher+ Möller GmbH; Architekten Wannenmacher+ Möller GmbH
- Área: 425 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Jose Campos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento autossuficiente está sendo construído em um terreno de aproximadamente 2.000 metros quadrados, em uma área residencial nobre de Weinheim (Bergstrasse) para uma família de cinco pessoas. O projeto é para um edifício que é dividido em volumes individuais e que tem dois pavimentos de frente para Weinbergstrasse e outros três de frente para o jardim, devido à inclinação extrema o terreno. Uma casa isolada, construída em 1999, que ainda existe no terreno, deve ser mantida e incluída no projeto.
O arranjo lúdico dos diversos volumes, caracterizados por seções que se projetam, faz a casa de 800 metros quadrados parecer menor e ajuda a integrá-la nas estruturas menores do entorno. No lado sudoeste, o piso inferior se projeta para o jardim e forma um terraço na frente da sala de estar/jantar do primeiro andar com uma profundidade de quase 4 metros. Este nível tem uma extensão generosa, no sudoeste, devido à forma como o edifício foi ajustado para trás, permitindo a criação de uma agradável área ao ar livre. Uma árvore no centro desta área ao ar livre foi mantida, dando-lhe uma atmosfera especial.
A divisão do volume do edifício é espelhada pela sua planta. O piso térreo, que é inteiramente de vidro e alumínio, contrasta com o nível superior, que é revestido em pedra natural de cor clara. A fachada que dá para a rua é mais fechada, a fim de cumprir o desejo do cliente de privacidade. A fachada de frente para o jardim, no entanto, é aberta e permite a fusão das áreas interiores e exteriores.