O escritório libanês GM Architects apresentará seu “Museu da Civilização” na exposição Time Space Existence, na Bienal de Veneza 2014. O escritório será o único grupo representando o Líbano na exposição desse ano. Seu projeto de museu aborda o tema da Bienal - Fundamentals - ao explorar a base histórica da cultura arquitetônica no rico e diverso contexto de seu país de origem.
O museu será localizado na Praça Martyr, em Beirute, e toma a forma de uma escavação na terra. Os visitantes adentrarão a escavação através de um sistema de andaimes, com plataformas em diferentes níveis. Cada plataforma será uma exposição de uma civilização que um dia ocupou o Líbano, desde o Império Romano até a ocupação francesa mais recente.
O terreno está tomado por água, simbolizando o Mediterrâneo, a origem de todas essas civilizações. No lado oposto dessa bacia d'água há uma réplica do monólito de Stanley Kubrick , do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço. Enquanto a superfície do monólito voltada para o museu é imaculada e suave, seu verso está erodido, representando a inerente incerteza arquitetônica do futuro.
Apesar do projeto "Museu da Civilização" ser discutido na Bienal de Veneza, a real construção do projeto permanece uma questão devido a negociações financeiras.
A Bienal de Veneza acontecerá de 7 de junho a 23 de novembro. Acompanhe a cobertura da Bienal aqui.