-
Arquitetos: Batlleiroig
- Área: 1540000 m²
- Ano: 2008
Descrição enviada pela equipe de projeto. O propósito da intervenção era identificar os principais fatores condicionantes da recuperação ambiental do rio Llobregat definindo, ao mesmo tempo, as intervenções necessárias para melhorar a conectividade ao longo de seu curso e sua acessibilidade a partir das várias cidades cortadas por ele, buscando promover seu uso social para atividades de lazer.
O objetivo era abordar o rio como um todo, aplicando uma abordagem paisagística única que também servisse para facilitar sua manutenção e identificação como uma entidade singular.
A implementação da proposta reside na compreensão do rio a partir de duas perspectivas complementares:
- o rio como uma entidade vida e em transformação, repleta de vida e espaços naturais, com sua própria dinâmica e funcionamento, e
- o rio como um espaço de lazer verde periurbano, um lugar do qual os habitantes podem desfrutar enquanto contemplam o ambiente natural.
A proposta paisagística prevê o rio como um espaço verde conectado à cidade. O projeto, desenvolvido em etapas, aborda a relação entre as cidades circundantes e o rio - transformando o que costumava ser um limite em mais um espaço urbano - estabelece uma conexão entre as duas margens do rio, liga as redes de caminhos preexistentes e propõe uma forma de plantio coerente com os recursos de água disponíveis.
Ao invés de promover grandes intervenções ao longo da orla, a ideia era introduzir operações pontuais que gerassem grandes mudanças na acessibilidade e no uso dos diques.
Trata-se de uma proposta em médio para longo prazo que não produzirá imediatamente efeitos tão visíveis; é a implementação de um processo de naturalização do rio que avançará gradualmente sem a mão do homem ser tão óbvia.
A introdução de pequenos elementos para alterar o curso do rio serve para reconfigurar sua sinuosidade nos níveis d'água mais baixos. Em certos pontos todas as espécies vegetais foram substituídas por outras selecionadas para criar trajetos de flora nativa que gradualmente se expandirão e ocuparão os diques.