- Área: 530 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Fabrice Dunou
Descrição enviada pela equipe de projeto. O povoado de Livry Gargan, localizado a 16km a noroeste de Paris, decidiu ampliar seu estabelecimento escolar de educação fundamental, a escola Jaurès II, a fim de responder ao crescente número de alunos. A ampliação foi feita entre os dois edifícios principais da escola e o limite do terreno.
O projeto de extensão é composto de uma linha simples que vai revelando o jardim ao longo das salas de aula e do pátio coberto. Essa linha é projetada claramente como uma resposta contemporânea ao edifício existente.
O alunos entram nas salas de aula através de um corredor de vidro opalino e ao chegar em suas salas de aula descobrem a bela vista do jardim. As persianas visualmente permeáveis e a escolha de árvores coloridas "sango kaku" que se exibem centradas em um tríptico composto pelas janelas, fazem da escola um espaço de aprendizagem aberto a paisagem.
Madeira de pinheiro-larício é a materialidade onipresente tanto fora como dentro das salas de aula. A atmosfera cálida, a luz, a iluminação natural e artificial, a calidez outorgada pela madeira oferece às crianças comodidade e sensação de bem-estar. O muro de concreto que limita a propriedade integra o "sango kaku" a percepção total da sala e permite que a mente divague para o céu...
O interior e o exterior do edifício se desenvolvem linearmente ao longo do jardim. Na área de jogos coberta, as vigas são invertidas na cobertura, revelando uma superfície lisa e madeira rústica com um mínimo ponto de carga. Ao mesmo tempo, o desenho do interior do pátio revestido em madeira, confere amplitude e profundidade na perspectiva da paisagem.
Nesse projeto, a madeira é valorizada, não somente pela estrutura vertical dos painéis laminados, acabados de igual madeira no interior e no exterior, mas também pela estrutura horizontal que forma o piso das salas de aula e de jogos. Alguns dados da materialidade do projeto para sua melhor compreensão:
• 24 m³ de madeira;
• 110 m² de paredes;
• 490 m² de piso;
• 1.4 toneladas de ferro;
• 10,000 parafusos;
Vantagens: um baixo impacto ambiental, devido principalmente a madeira, juntamente com um baixo consumo de energia - Uma qualidade arquitetônica que se beneficia dos insumos naturais - os incômodos e os prazos de entrega reduzidos graças a pré-fabricação de alta confiabilidade.