-
Arquitetos: PK Arkitektar
- Área: 457 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Rafael Pinho
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência está situada num bairro suburbano compacto. O terreno se inclina para baixo desde o nível da rua para o pátio posterior no sudoeste.
A casa foi concebida para aparecer desde a rua como uma massa sólida singular; com um acesso que se oculta desde a rua. Diferente da parte posterior, com áreas privadas ao ar livre, com um sentido de abertura e permeabilidade.
A massa monolítica da casa esconde um recesso, onde a porta principal se esconde. O volume frontal está iluminado por uma incisão, o que representa o limite interior entre as áreas privadas e públicas. Um poço de luz atrás da fachada frontal permite que a luz ingresse durante o dia nos dois níveis pela face noroeste da casa. Como o terreno está inclinado, é possível que o subterrâneo se oculte outorgando magníficas vistas da península Álftanes.
O jardim frontal é uma superfície mínima de cascalhos e pedras; a vegetação se limita a ser um adicional na parte posterior, onde apenas uma árvore se mantém em pé. Para marcar um contraste com as paredes verdes e os exuberantes jardins comuns, o tratamento árido do pátio frontal possui um diálogo mais coerente com a natureza e as paisagens da Islândia.