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Arquitetos: Francis-Jones Morehen Thorp
- Área: 4190 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:John Gollings
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Fabricantes: Britton Timbers, Enware
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu & Galeria de Arte da Tasmânia é o segundo museu mais antigo da Austrália e seu acervo principal é um dos mais diversificados do país. Seu campus na Constitution Dock na orla de Hobart inclui uma rica coleção de edificações históricas, incluindo a Commissariat Store (1808-10), o Chalé Privativo do Secretário (1815) e a Alfândega (1902).
Este projeto de Plano Diretor irá expandir o museu através de novas adições e reutilização adaptativa, bem como estender o espaço aberto ao público e o pátio do museu. A renovação será o maior desenvolvimento cultural e mais significativo já realizado na Tasmânia.
O esquema entrelaça os edifícios históricos, novos elementos contemporâneos e a arqueologia para criar uma experiência rica e única para os visitantes. Uma série de novos elementos foram integrados no tecido do patrimônio existente para criar um complexo museológico coerente.
Um novo telhado de vidro com grelhas é suspenso em colunas de madeira fina para delimitar o pátio central. A aleatoriedade intencional das colunas dentro do pátio fazem alusão as árvores da paisagem da orla original, enquanto a grelha de multi-camadas de madeira, o aço e o telhado de vidro reinterpretam as copas das árvores e permitem o controle ambiental do espaço do pátio de baixo. As persianas operáveis de madeira curva na parte de baixo do telhado permitem que a luz natural seja manipulada em diferentes momentos do dia e durante todo o ano, transformando o caráter de luz e sombra no pátio.
Dois volumes de madeira no formato de caixa são cuidadosamente colocados em relação com os elementos históricos. O primeiro enquadra a nova entrada ao pátio com um café abaixo do volume suspenso e uma galeria/espaço de leitura acima. A segunda caixa é presa em uma posição entre o Chalé Privativo do Secretário e da rua em frente à abertura para Sullivans Cove e se conecta a extensa galeria com novos espaços da orla pública. Essas formas de madeira suspensas são semelhantes a caixas de jóias finas que protegem os seus conteúdos, e ao longo de um lado de uma série de grelhas de madeira em espiral atrás do vidro gira para revelar a orla marítima de Hobart.
Dois novos pátios são formados por esta justaposição de elementos novos com os já existentes: a Galeria Central com seu telhado com claraboia e o pátio do Chalé Privativo do Secretário. Ambos os espaços de átrio melhoram a orientação e a circulação tanto das novas galerias quanto das históricas.
Por fim, um novo espaço público aberto é criado que também forma um átrio para a nova entrada do novo museu Watergate. O plano térreo desta nova praça pública foi delineado por uma série de faixas dobradas que foram geradas a partir da geometria de tecido existente. A topografia do terreno é ao mesmo tempo artificial e natural e estas são transformadas para providenciar uma praça cívica dinâmica que oferece uma gama de oportunidades e escalas para encontros íntimos e grandes.