Vivendo na Cidade
Esse projeto de um conjunto de residências está marcado pelo conceito de desenvolvimento urbano da cidade de Graz, como uma "área residencial de alta densidade dentro da cidade". Quanto ao desenvolvimento urbano, essa zona encontra-se dentro de uma área de transição entre o desdobramento do perímetro de Gründerzeit e uma expansão urbana com escassa densidade.
Nosso projeto de três blocos com 8 pavimentos, está implementado entre dois altos edifícios existentes, reestruturando assim o tecido urbano. A posição escolhida dos edifícios reúne a distância necessária para as comunidades vizinhas do entorno, criando ao mesmo tempo, a densidade urbana necessária que - diferente dos projetos habitacionais na periferia - convence com diferentes vistas panorâmicas e conexões visuais.
A espaçosa entrada de cada edifício se define como um espaço público ampliado até Laimburggasse. O restante do local é dividido por um caminho público para pedestres que se caracteriza pela transição do espaço público fechado ao lado da rua em direção a uma área verde privada adjacente ao campo de esportes das escolas vizinhas.
Os 65 apartamentos são compostos por diferentes tipos de moradias que cumprem com as distintas necessidades dos habitantes da cidade, criando assim, uma certa mistura social.
Apesar das diferentes qualidades de cada apartamento, o conceito global de desenho procura criar um ambiente mútuo de vida urbana. A redução dos materiais e uma estrita concepção do desenho permite o aparecimento de uma identidade relacionada.
"O que foi criado é como uma espécie de modelo que mostra como a densificação pode ser pensada de forma inteligente tanto no desenho quanto nas condições ecológicas". Ulrich Tragatschnig en ArchitekturAktuell, Densidade - Dezembro 2013.