-
Arquitetos: Jose Antonio Sosa
- Área: 850 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Miguel Curbelo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desnível do terreno modela o solo em dois terraços de pedra que descendem para o leste.
Abaixo está a piscina e a varanda, ambas semi-enterradas, separadas da rodovia adjacente por um talude de vegetação muito densa.
Acima, a casa apoia-se sobre o terreno como um papel dobrado em zigzag. Em cada movimento toca o solo e volta a se elevar. E ao longo de todo este zigzag a acompanha o isolamento que a protege por completo. O projeto é claro em sua leitura, respondendo à potência dos terraços de pedra, mas flexível em sua construção.
A casa se expande e se contrai, perfurada por aberturas. Organiza-se em faixas paralelas de distintas alturas e disposições, interrompidas por pequenos jardins. Essas dobras conformam espaços tubulares interconectados entre si, abertos para as vistas pelos dois extremos e com luzes transversais provenientes dos pátios ou das aberturas.
O exterior entra na casa pelo salpicado destes pátios e pela extrema simplicidades desses espaços de dominância tubular, envidraçados em suas frentes e que emolduram as vistas para a paisagem.