- Área: 4716 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Cristobal Palma / Estudio Palma, Nico Saieh
-
Fabricantes: Arauco, Arteknia, Atika, Grau
É possível afirmar que a comunidade que habita o campus Contador se identifica com a estrutura de pátio que possui o casarão e que acaba impregnando, com sua presença, o resto do campus.
Em consequência disso, foi proposto que o novo edifício tire partido dessa forma de gerar pertencimento e de organizar o programa entorno dos dois pátios a céu aberto que possuem características espaciais muito distintas. Um estreito e outro mais largo. Para fortalecer o caráter interior desses dois pátios eles estão ladeados por madeiras em todos os lados.
Esse universo intimista ou "suave" é contrastado fortemente com o acabamento das fachadas exteriores do volume, feitas em metal, que além de se diferenciar do exterior pela coloração e temperatura, são capazes de captar as marcas do tempo em suas superfícies como, por exemplo, fazem as telhas.
Esses contrastes podem ser vistos também no interior do edifício e é por isso que tanto as divisórias quanto as esquadrias das janelas, são feitas igualmente de madeira, contrastando com os "ossos da estrutura" construídos em concreto.
Outra coisa que pensei ser importante de resgatar no campus foi sua austeridade material. Isso é algo que marca e diferencia significativamente esse local dos outros. O luxo que existe nesse campus não está nos detalhes nem nos acabamentos, mas sim em outros aspectos como os tamanhos e proporções dos seus espaços, realidades que esse novo edifício procura utilizar.