-
Arquitetos: Francis-Jones Morehen Thorp
- Área: 4200 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:John Gollings
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu de Newcastle consta de uma série de edifícios de oficinas industriais reabilitadas - Blacksmith’s y Wheel Shop (1880), Locomotive Boiler Shop (1887), yNew Erecting Shop (1920) - e se localiza no passeio marítimo de regeneração da zona urbana de Honeysuckle. O desafio consistia em proporcionar um elemento de vinculação entre as diferentes estruturas patrimoniais, além de gerar uma entrada única para os três edifícios, abrindo espaço para um novo museu nacional.
Os novos elementos de construção são concebidos como uma série de nuvens flutuando sobre a pesada alvenaria dos edifícios existentes. Estas nuvens brancas controlam a passagem da luz natural, entregando sombra aos visitantes e às exposições, ao mesmo tempo que dá forma à entrada e marca a circulação central do museu.
Sob o teto flutuante aparece a estrutura de "conexão" em aço e vidro que abriga o hall, as exposições temporárias e algumas áreas de circulação. A estrutura de conexão se une aos edifícios adjacentes através de "limiares" tubulares de metal que funcionam como volumes expositivos.