-
Arquitetos: NatureHumaine
- Área: 291 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Adrien Williams
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi elaborado para um cliente dono de uma construtura, na intersecção entre a Rua Coleraine e uma viela no bairro de Point St-Charles, em Montreal, Canadá.
O programa básico para este projeto exigia duas casas num lote de 8,7m de largura. Após a contabilização de afastamentos e outras limitações, as abordagens tradicionais de planejamento dariam resultado em duas casas estreitas, que dificilmente teriam luz natural. Nossa solução era integrar as duas unidades num estilo zigzag, maximizando a iluminação natural e criando espaços angulares dinâmicos. As duas unidades intersectam no pavimento da cobertura para criar um espaço íntimo para a suíte master, um escritório e um terraço em cada unidade. Essa configuração foi reforçado pelo formato do terreno, que possui um ângulo de 75º na intersecção entre a rua e a viela, o que veio a inspirar a criação de formas algulares e perspectivas oblíquas nos interiores.
O edifício é composto de uma base de tijolos, que se relaciona com a arquitetura vernacular da vizinhança, e é completa com um volume contemporâneo angular revestido e aço que emoldura a base. Os interiores minimalistas possuem espaços de pé direito duplo com uma plataforma suspensa em madeira. As escadas, coroadas com corrimão em ferro preto levam ao dormitório onde um canto da leitura é banhado por iluminação natural.