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Arquitetos: EM2N
- Área: 13000 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Roger Frei
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova instalação de manutenção de trens, em construção na Zurich-Herdern permitirá à SBB (Ferrovias Federais Suiças) lidar com futuros trens de até 400 metros de comprimento com facilidade. A SBB será capaz de limpar e reparar as composições de trens intermunicipais por completo sem a necessidade de desmontá-los, uma vez que o trem inteiro poderá entrar no estabelecimento.
Através de sua posição central próximo ao bairro de rápido desenvolvimento de Zurich-West e por virtude de seu tamanho, a nova edificação adquire grande importância urbanística. Ela molda a periferia da cidade em direção ao grande vazio dos trilhos da ferrovia e recebe os visitantes ao entrarem na cidade de trem, sinalizando que eles chegaram perto do centro da cidade.
No início da proposta diversas decisões de projeto já haviam sido realizadas pela SBB ou foram previamente definidas pelo terreno próximo a uma instalação de serviços e suas limitações: tamanho, localização no terreno, layout funcional, malha estrutural entre outras, foram todas fornecidas. O desafio da proposta era encontrar uma solução economicamente factível e ao mesmo tempo arquitetonicamente satisfatório para uma infraestrutura enorme posicionada no meio de uma cidade. A equipe da competição foi comandada por engenheiros, e o trabalho dos arquitetos estava limitado a "dar uma cara para o monstro", por exemplo, chegar em uma fachada que seria mais do que apenas um revestimento técnico.
Nós decidimos concentrar na fachada sul e concentrar os esforços do projeto e dinheiro lá. A repetitividade da estrutura interna nos levou a trabalhar com elementos modulares. Por causa do tamanho da edificação e do perigo de parecer uma caixa inexpressiva, chegamos a uma ideia de uma modulação tridimensional da fachada. A curvatura dos elementos de concreto com adição de fibras libera a fachada infinita de sua monotonia plana e realiza um jogo de luz e sombra. A modulação se estende por vários elementos para formar um padrão que se encaixa ao enorme tamanho do edifício. A curvatura e balanço dos elementos arredondados é limitada ao nível do solo devido às restrições dadas pela pista do caminhão de bombeiros. À 4 m acima do solo, ambas as curvaturas e balanço aumentam para produzir um maior efeito tridimensional almofadado. Ambas as extremidades do salão de serviço com suas portas de entrada enormes são tratados como cortes, onde a fachada espacial é cortada de forma plana. A fachada menos ao norte é revestida com elementos de concreto com adição de fibras ondulados