-
Arquitetos: Yazgan Design Architecture
- Área: 55000 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Yunus Özkazanç
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Ankara Arena Sports Hall, com capacidade para 10.000 pessoas, está construído em um terreno de 46.000 m2, que está localizado na zona reservada para atividades esportivas através do Plano Diretor de Ankara. O prédio de 53.000 m2 está entre edifícios históricos, tais como, o Primeiro Parlamento, a Torre Para-Quedas e a Estação Ferroviária do Estado Turco. Estando no centro da antiga cidade de Ancara, foi concebido levando em conta as particularidades de um contexto especial e sua vida urbana.
Em primeiro lugar, foi procurada uma relação entre as regiões vizinhas através da implementação de uma praça urbana como um ponto de encontro e um espaço de eventos para os habitantes, com seu caminho conduzindo em direção à Estação Ferroviária. Além disso, um eixo para pedestres, rodeado por árvores em ambos os lados, foi projetado para iniciar uma relação entre a zona que abriga o Centro Cultural de Ataturk e zona que abriga o parque de diversões dos jovens. O prédio não tem fronteira, como cercas ou portões. Ao contrário dos típicos estádios de esportes que se tornam um lugar vago em momentos em que não há qualquer atividade desportiva em curso, Ankara Arena é parte de uma cidade viva, com suas praças e calçadas. É possível acessar o local por meio de transportes públicos, como metrô, ônibus ou trem. O número de vagas de estacionamentos previstas é mínimo, a fim de melhorar a chegada através de caminhadas e de transportes públicos.
Em segundo lugar, ao invés de realizar uma tipologia introvertida, um projeto extrovertida foi considerado. A fachada transparente e terraços em certos níveis foram projetados para possibilitar os habitantes a desenvolverem relações visuais com a cidade em todas as direções. Elementos arquitetônicos diversos, que são colocados camada por camada do exterior para o interior, como hastes de tensão, guarda-sóis horizontais brancos, guarda-sóis verticais laranjas, parede de cortina, colunas de concreto cruas, paredes do foyer brancas, entradas de cor verde, paredes de banheiro público laranjas, aumentam a profundidade de vista do lado de fora para as paredes do foyer ao fundo. O efeito volumétrico do edifício é diminuído não só através da fachada transparente, mas também por meio de uma estrutura em balanço de 15 m, um beiral mais fino, como a asa de um avião. Os beirais têm profundidade de apenas 12 centímetros na parte da frente, e tornam-se maiores, com 7,5 m no centro, a fim de transportar a tela gigante. Toldos não só trazem profundidade de vista; mas também dão cor e ritmo à fachada.
Embora o edifício seja projetado principalmente para atividades esportivas, tais como, basquetebol, voleibol, tênis, hóquei no gelo, boxe, etc, pode abrigar atividades culturais tais como shows e congressos. Ele atende a todos os critérios de projeto divulgados pela FIBA (Federação Internacional de Basquetebol). Além disso, segue os princípios do desenho universal; pessoas com deficiência e idosos, bem como famílias com crianças, podem facilmente acessar e circular por todo o prédio. Há locais especialmente adaptados para pessoas com deficiência. As tribunas são projetadas através do desenvolvimento de seções parabólicas, a fim de desenvolver um ângulo igual ao da visão, para cada público. Um planejamento significativo do paisagismo foi desenvolvido, com uma quantidade considerável de árvores, não só para a própria área, mas também para as áreas próximas às rotas de acesso ao edifício.