- Ano: 2014
-
Fotografias:Luc Boegly, Mairie de Bagnolet
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reconstrução da prefeitura de Bagnolet faz parte de um projeto de regeneração urbana de longo alcance para o centro da cidade. Os cinco objetivos do projeto, que abrangem o novo desenvolvimento, são:
▶ desenvolver a quadra da prefeitura;
▶ criar uma conexão com o edifício histórico existente;
▶ fechar a Rua Benoit Hure (cujo único uso era proporcionar o acesso ao estacionamento Mercuriales);
▶ projetar um edifício cuja escala fosse compatível com os edifícios existentes e ajudasse a reorganizar o espaço;
▶ abrir uma zona pedonal que liga o cinema e as lojas, a fim de desenvolver a vida comunitária.
PROGRAMA
A empresa de Jean-Pierre Lott foi encarregada de representar o novo edifício de modo simples e claro e, ao mesmo tempo, preservar a prefeitura histórica e sua localização no meio da praça. Sua proposta foi a instalação de uma "escultura" composta de três lajes salientes e dimensionada para o tamanho da prefeitura neoclássica existente. Esta justaposição do antigo e do novo imediatamente cria uma conexão entre os dois edifícios.
Do lado da rua, a fachada dos escritórios é protegida por uma película composta por uma malha trançada de aço inoxidável que protege os escritórios da vista e da luz solar direta. A fachada também possui passagens para evasão dos funcionários a partir de todos os escritórios em caso de um incêndio. O projeto inclui pátios e jardins de inverno na parte lateral do edifício (aquele onde havia uma rua), que proporcionam uma agradável vista para os funcionários de dentro da prefeitura e para o prédio vizinho.
CONFIGURAÇÃO
A fim de conseguir um efeito harmonioso, o edifício foi projetado com um grande átrio, que é visível a partir de cada andar e que dá à prefeitura um senso de unidade e comunidade. Ao entrar no edifício, há um grande salão para acolher o público. Esta é uma área para que as pessoas se encontrem e socializem e para a realização de exposições. As outras áreas abertas ao público são agrupadas nos primeiros dois andares, de modo a limitar este fluxo no interior do edifício. Cada andar é servido por três elevadores situados no hall (ver foto abaixo).
No primeiro andar uma passarela liga a prefeitura histórica e o novo edifício, ligando assim o salão para casamentos com o restante do conjunto.
As fachadas apresentam varandas angulares revestidas por uma malha de painéis de aço inoxidável. Cada escritório abre-se para este espaço, aumentando assim a sua área útil externamente.
O objetivo desta dupla pele é:
- Fornecer aos escritórios uma saída de emergência alternativa às saídas que levam ao átrio (tal como solicitado pelos serviços de bombeiros);
- Distanciar os escritórios, áreas de oficinas e áreas públicas;
- Garantir excelência no controle solar para os escritórios, que são totalmente envidraçados.