- Área: 898 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo dessa intervenção era ampliar e desenvolver a praça tendo em vista a oportunidade gerada pela demolição de um edifício abandonado. A praça de 2.200 m² tem forma triangular e se localiza numa região majoritariamente peatonal do bairro de Torrassa, Barcelona. No meio da praça havia um playground infantil de forma irregular que não era muito adequado para seu uso e cuja pavimentação estava em péssimas condições. Havia também diversos elementos espalhados pelo local que proporcionavam uma leitura confusa da praça.
O acréscimo de um novo terreno vago em uma das extremidades da rua dá ao espaço a forma de um "L", melhorando o relação da praça com o entorno. A proposta visava aproveitar isso, liberando esse novo espaço o quanto fosse possível através da reorganização do mobiliário urbano existente e da implementação de um novo programa.
O novo espaço deveria ser integrado à praça existente e reconhecido como parte dela. Os novos elementos recreacionais foram implantados, dependendo de suas características, em duas áreas diferentes: uma protegida, com pavimentação de borracha, onde estão os equipamentos infantis; a outra aberta, com pavimentação em granito. Essas duas áreas são separadas uma da outra por grandes bancos de madeira laminada colada que agem como uma barreira para o playground das crianças.
Também foi necessário intervir nas duas empenas deixadas expostas após a demolição do antigo edifício, tornando-as mais agradáveis ao olhar. Um banco contínuo de concreto foi colocado próximo às empenas; esse novo elemento, além de proporcionar lugares para as pessoas descansarem, age como uma transição entre as áreas de recreação e as grandes paredes.