O Studio-X Rio promove nesta quinta-feira, 10 de julho, a abertura da exposição "Canteiro", que tem como foco as intensas transformações urbanas do Rio e Janeiro, expressas através dos canteiros de obra e suas torrentes de esforços, matérias e acontecimentos. A partir das transformações da cidade, somadas à demanda de um pavilhão temporário para o MAM-Rio, surgiu a oportunidade e o desejo de ampliar o domínio da arquitetura a partir de sua aproximação com arte e construção.
O projeto toma partido da tecnologia das fôrmas e escoramentos em uso nas obras mais emblemáticas da cidade como estratégia para promover uma operação crítica no contexto carioca atual. Ao utilizar estes elementos para construir a imagem negativa de um muro que atravessa o vão livre do museu e se estende pelo parque, o pavilhão evita se cristalizar e se coloca em permanente processo, encerrando distinções entre montagem, desmontagem e objeto.
A própria ideia do muro, como linha que tensiona e divide espaços, é subvertida no momento em que este define uma nova espacialidade - o muro a um só tempo espaço de cisão e de possibilidade, criando um lugar de experimentação e reflexão sobre as transformações em curso.
O projeto foi concebido para abrigar atividades do projeto 89+, uma parceira do MAM com o MoMA PS1, e não foi executado. Esta exposição é uma oportunidade de sublinhar sua dimensão crítica e refletir sobre a própria pratica projetual como instrumento de reflexão sobre a realidade. A exposição é acompanhada pela mesa “Arquitetura e Ideologia: Prática Crítica”.
Grupo Canteiro
Grupo formado por estudantes da graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio para a pesquisa de conteúdo das exposições “RioNow” e “O Rio do Futuro de Sérgio Bernardes”, exibidas durante a X Bienal de Arquitetura de São Paulo, em 2013. Desde então, o grupo passa por diferentes formações, sem uma estrutura ou campo de atuação fixados.
O Grupo Canteiro é composto por André Porto, Bruno Siniscalchi, Carlos Zebulun, Rodrigo Messina, Mateus Rosa, Miguel Darcy, Cauê Mattos, Guilherme Rizzo e Giovanna Drolshagen.
EXPOSIÇÃO CANTEIRO
- Data de abertura: 10 de julho, quinta-feira
- Horário: 18h30
- Local: Studio-X Rio
- Endereço: Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro – RJ
Via Studio-X Rio
Título
Abertura da exposição "Canteiro"Website
Organizadores
De
10 de Julho de 2014 06:30 PMAté
10 de Julho de 2014 09:00 PMOnde
Studio-X RioEndereço
Praça Tiradentes, 48 - Centro, Rio - Rio de Janeiro, 20060-010, Brasil