- Área: 2700 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Luc Boegly, Bruno Decaris
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Biblioteca de mídia está voltada para três direções: Leste, Oeste e Sul. Essas são as três imagens e vistas do edifício.
Para o leste, está a cidade. Para o oeste, o canal: dois pontos opostos, desenhando uma ponte da cidade para a natureza e convidando o visitante a se afastar do ruido e da agitação. O edifício oferece uma vista tranquila e uma atmosfera calma para a concentração e leitura. Ao sul, o espaço externo estende os volumes internos.
Uma superfície de lâminas metálicas cria uma divisória entre o exterior e o interior, o que permite preservar a serenidade dos ambientes internos. Também serve de proteção para o visitante e auxilia em manter sua concentração.
Sistema de Bonecas Russas
O edifício é composto de diferentes camadas. A primeira, feita de finas barras horizontais, protege do sol direto e das perturbações externas. Traz intimidade ao edifício, projetado para leitura e concentração. A segunda camada, a caixa de vidro, abriga os espaços públicos, o lobby e as áreas de leitura. A terceira delas, opaca, fecha as salas de armazenamento, o 'tesouro' do edifício, as áreas técnicas e as salas de funcionários.
O edifício e a luz
A luz penetra o edifício de todos os lados. Quando é filtrada, ela anima o espaço com fortes contrastes entre luz e sombra.
Compacidade e leveza
O edifício parece leve e etéreo graças à fragmentação da estrutura. Esta é feita de uma série de pequenos elementos, criando ritmo, filtros e diferentes ângulos de visão dependendo da localização do visitante pelo espaço, o que cria uma visão cinética da construção.
Sistema Construtivo
Uma série de sessenta e duas barras de aço, cobertas por lâminas de metal termo-lacado com efeito nublado, estão ligados à "caixa forte". As barras transversais estão alinhadas transversalmente nos espaços externos e internos da biblioteca. Um mezanino, estendido em todo o comprimento do edifício, é totalmente suspenso por vigas altas através de uma sucessão de barras de aço muito finas.
As duas 'pedras' dispostas no piso, espaços únicos do edifício, são feitas de uma estrutura metálica coberta de concreto abrigam os espaços mais lúdicos: as 'caixas mágicas', animação e narração de histórias.
Incomum e atraente, redondas e suaves como seixos, esses abrigos são aonde o visitante pode se recolher, refletir e usar sua imaginação.
A caixa forte: o 'tesouro'
Uma caixa de concreto protege os arquivos e acervo da luz do sol, fechando as áreas de sanitários e espaço dos funcionários. Anexo às áreas de leitura, uma grande parede feita com painéis brancos permite a variação da luz nos interiores. Os espaços de leitura e o lobby. Abertos e iluminados, eles se espalham em todo o comprimento da caixa de vidro.