-
Arquitetos: Alphaville Architects
- Área: 100 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Kai Nakamura
Descrição enviada pela equipe de projeto. Evitando a remoção de uma colina de pedra o máximo possível, uma cobertura cobre a residência.
Estendida em níveis, a casa é feita de uma malha de steel frame de 3 x 3 m cujo telhado está apoiado. O espaço é composto de ambientes como o dormitório, a sala das criança e uma área molhada. Sobre eles, a iluminação zenital penetra através da cobertura, que ondula como uma cadeia de montanhas, em um ângulo de 45 graus que iluminam os interiores.
Até então, nós pensamos sobre os espaços feitos de superfícies em consideração à expressão de suas sombras. Para enfatizar a condição da ondulação do telhado que parece flutuar numa topografia natural, nós introduzimos uma linha de expressão das vigas em estrutura metálica aparente, sem forro.
As vigas são mantidas pequenas, de 100 mm por 148 mm, e são parte da cobertura que suporta as aberturas zenitais para a entrada de luz natural. Então qualquer desperdício estrutural é eliminado, mas pelo efeito do telhado delgado e as suas angulações, é alcançada uma sensação de calmaria de estar por baixo das árvores. A telha da cobertura é pintada de branco e as superfícies refletem a luz suavemente.
A sensação de estar em baixo de árvores, a topografia natural, a malha estrutural e as aberturas para a entrada de luz natural são independentes, mas se sobrepõem umas as outras num conjunto de grande funcionalidade que se estende ao máximo possível. A arquitetura que envolve várias paisagens do entorno ganham destaque neste projeto único.