-
Arquitetos: a.gor.a Architects
- Área: 72 m²
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conflito armado que persiste por décadas no Estado Karen de Mianmar resulta em um fluxo diário de refugiados e imigrantes para a vizinha Tailândia. Na cidade tailandesa de Mae Sot, a poucos quilômetros da fronteira com a Birmânia, inúmeras escolas e orfanatos oferecem alojamento e educação para os refugiados e imigrantes. Um desses centros, a Escola CDC (Centro de Desenvolvimento de Crianças), sob a tutela de organização Mae Tao Clínica, recebe mais de 500 alunos.
A falta de espaço e, em muitos casos, a necessidade de acomodação imediata para novos alunos obrigou a escola a apresentar um novo modelo, de baixo custo, de dormitórios temporários que é fácil de montar e pode ser construído usando o maior número de materiais reciclados possível.
A Embaixada do Luxemburgo em Bangcoc financiou a construção de quatro dormitórios. O primeiro dos quatro dormitórios foi construído em abril de 2012 dentro de quatro semanas. Com uma capacidade para 25 alunos, o edifício se ajusta no ambiente local em que ele está localizado. O layout interno garante um espaço aberto e arejado que oferece semi-privacidade e inclui espaços de armazenamento para os alunos. Os materiais de construção utilizados são localmente disponíveis e são bem conhecidos para os seus utilizadores, permitindo, assim, facilitar a manutenção.
O principal custo do edifício é a estrutura feita a partir de madeira reciclada, o que representa 70% do custo total e pode ser vendida posteriormente por 80% do seu valor. Bambu e palha também são usados para as paredes, pisos e telhados. Embora esses materiais não costumem durar mais de dois anos sem qualquer pré-tratamento, eles estão facilmente disponíveis a cada temporada e o seu custo é acessível e estável para o povo local.
A madeira reciclada usada para os dormitórios vem de edifícios antigos da cidade, que são cuidadosamente coletadas pela equipe de demolição. A madeira é polida e serrada. Cada estrutura de madeira é fácil de desmontar e montar novamente em um novo local.
A qualidade da madeira disponível na fronteira entre Tailândia e Birmânia é conhecida por ser uma das melhores do mundo. No entanto, o preço da madeira subiu mais de 300% nos últimos anos devido ao desmatamento e ao tráfico ilegal ao longo da fronteira. Assim, a reciclagem de madeira tornou-se popular entre os habitantes locais, a fim de reduzir o custo dos novos edifícios. Usando a madeira como material de construção principal nos permite ajudar a preservar as habilidades de construção tradicionais das populações locais que já estão muito familiarizadas com o material.
Até o momento, cinco dormitórios temporários para 130 crianças foram construídos durante o período de abril e junho de 2012. O tamanho de cada dormitório temporário é 72 metros quadrados e cada um deles custa 2.178 dólares. Os arquitetos estão trabalhando atualmente na nova Mae Tao Clinic, que iniciou a construção em setembro de 2013.