- Ano: 2013
-
Fotografias:Shannon McGrath
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Biblioteca Raheen da Universidade Católica Australiana em Melbourne foi estendida e reprojetada por Woods Bagot como resposta ao aumento do número de estudantes, aumentando o espaço físico da biblioteca existente em 40% e também a capacidade de estudantes em 77%
A entrada para a biblioteca foi estrategicamente reposicionada, providenciando aos visitantes da universidade uma experiência de entrada mais emblema´tica, e se tornando o lar de um ambiente menos formal e de espaços compartilhados para serem utilizados após o horário do expediente.
Com a criação de um nível adicional na biblioteca, a coleção de livros foi realocada para o subsolo, conectado por uma nova escadaria, criando a oportunidade para uma área de estudos aberta com entrada de luz, sala de projeção multimídia e acervo de livros de Direito no primeiro pavimento.
Parte da visão do projeto foi a de criar um espaço que iria agradar aos estudantes, uma biblioteca que não apenas alimentaria o conhecimento, mas também providenciaria um ambiente inspirador e prazeroso de se habitar, semelhante a um café ou a um bar.
Um terceiro nível foi adicionado a biblioteca de dois pavimentos originais, também projetada por Woods Bagot em 2002. Esse espaço adicional, em conjunto com a reconfiguração de espaços existentes, providenciou uma grande gama de espaços informais de aprendizado que servem tanto ao aprendizado colaborativo quanto ao local de trabalho da nova equipe e a nova área de leis.
Ao aproximar-se da estética, Woods Bagot desenhou sobre o maior símbolo da biblioteca: os livros. Em consonância com isso, a materialidade foi inspirada pelo papel, fazendo referências a texturas como a dobra, a costura, design de capas e encadernação. Madeiras claras, luminárias de papel amassado e ilustrações que fazem alusão ao origami, tudo isso completa o tema "papel".
A biblioteca se manteve operacional durante todo o processo de construção e foi terminada antes do prazo final. Os estudantes adotaram o novo ambiente com entusiasmo e estão utilizando a biblioteca de maneiras que foram antecipadas durante o briefing e o projeto.