- Área: 389 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Cemal Emden
Descrição enviada pela equipe de projeto. As Casas Gumus Su estão localizadas nas colinas da Vila Gümüslück, Bodrum, um tranquilo porto com mais de 4000 anos de herança cultural e histórica.
O impulso de criar uma unidade serena com a impressionante natureza formou a base de nossa abordagem arquitetônica.
A composição que surgiu do processo é uma interpretação atualizada, que combina elementos da arquitetura local, com uma nova linguagem de design.
A ideia básica era a de definir a singular unidade de habitação estritamente dentro de um quadrado, repeti-la cinco vezes dentro do terreno e deixar o restante para a natureza.
Os cômodos que criam uma unidade singular são destacados como blocos individuais para assim criar um espaço semi aberto entre eles.
A sala de estar, os dormitórios e os banheiros que compõem cada habitação são apresentadas como blocos independentes uns dos outros.
Os espaços abertos entre estas unidades são reminiscências de ruas estreitas e sombreadas que permitem a passagem de brisas refrescantes.
O pátio aberto da casa, a piscina e o terraço foram concebidos como parte intrínseca da construção. Quando todas as partes são colocadas juntas, elas formam um quadrilátero distinto e são sombreadas por uma cobertura de bambu.
As paredes de pedra e superfície ampla de vidro definem as diferentes áreas da casa da forma mais simples.
A localização das árvores existentes foi uma grande consideração para o layout do terreno.
A vista excepcional do mar e da paisagem também guiou as decisões de layout.
Uma preocupação primária era fazer uso de métodos tradicionais para proporcionar que houvesse eficiência energética. Paredes de pedra grossas e paredes duplas proporcionam isolamento térmico suficiente. O abrigo de bambu cria um elemento de sombreamento secundário, a fim de ajudar a manter o interior fresco. As áreas de circulação semi abertas permitem que a brisa entre nos espaços de convivência.
Quase todos os materiais são os materiais locais e naturais que são utilizados nas construções tradicionais dos arredores.